Teste mostra que reservar hospedagem em Lumiar não é de todo impossível

De dez estabelecimentos contactados aleatoriamente pelo jornal, três aceitaram de imediato hospedar um casal para o Dia dos Namorados
quarta-feira, 10 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A RJ-142, que leva a Lumiar (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A RJ-142, que leva a Lumiar (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Diante das denúncias de hospedagens clandestinas nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, feitas por moradores locais preocupados com o contágio da Covid-19, A VOZ DA SERRA resolveu fazer um teste esta semana e concluiu: com alguma conversa e insistência,fazer uma reserva para o próximo fim de semana não é de todo impossível.

O teste foi realizado na manhã da última segunda-feira, 8. A consulta foi feita  junto às dez primeiras opções de hospedagem, entre pousadas e residências, oferecidas aleatoriamente através da ferramenta de buscas do Google.

Dessas dez opções, três aceitaram de imediato, naquele mesmo dia, a possibilidade de ingresso de um casal para celebrar o Dia dos Namorados nesta sexta-feira, 12, em meio a todo o charme e belezas naturais de Lumiar; três imediatamente recusaram; e quatro não responderam até 24 horas após o contato inicial. No decorrer da semana, duas pousadas que não haviam respondido à consulta informaram que estão impedidas momentaneamente de fazer reservas devido ao decreto municipal em vigor no município de Nova Friburgo que mantém as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus.   

Para incentivar os empresários que, mesmo amargando prejuízos,  estão cumprindo as regras de isolamento social, A VOZ DA SERRA divulga aqui apenas os nomes dos estabelecimentos que não aceitaram fazer a reserva.

A “Charming Bungalows by Forest & Town” respondeu que espera poder atender em breve: “Infelizmente nossas reservas estão suspensas por tempo indeterminado por um decreto-lei da Prefeitura de Nova Friburgo”. A Casa do Alemão de Lumiar respondeu com uma aparente mensagem automática, na língua-mãe do proprietário: “Wir haben geschlossen. Einschlieslich heute konnen wir noch keine Gaeste annehmen (Estamos fechados. Incluindo hoje, ainda não podemos aceitar convidados). A pousada Panorama também recusou de pronto a consulta. A pousada Riacho Doce e a Chalés Verde & Rio negaram a reserva no decorrer da semana. 

Já entre os estabelecimentos que aceitaram, um deles chegou a garantir inicialmente que não haveria possibilidade de a reserva ser cancelada em virtude do coronavírus. “Sem problemas, podem vir”. Mas, diante de uma decisão da Justiça de suspender a flexibilização do isolamento no estado (medida que acabou sendo derrubada um dia depois pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio), mesmo sem ter alterado as restrições no setor de hospedagens, o proprietário mudou de ideia.

Outro estabelecimento pediu que o interessado entrasse em contato por telefone. E um terceiro foi o único que demonstrou a preocupação de indagar se o casal está saudável e sem apresentar sintomas.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra