Temporal volta a causar transtornos em Nova Friburgo

Nova Friburgo registrou uma média de 48,66 mm de chuva nas últimas 24 horas
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitores via WhatsApp)
(Fotos: Leitores via WhatsApp)

Um temporal na noite de domingo, 29, assustou novamente os friburguenses e causou uma série de transtornos em diversos pontos da cidade. Diversos bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido. No Hospital Municipal Raul Sertã, parte do revestimento do teto da recepção da Central de Tratamento de Urgência desabou devido a infiltração da laje alagando o setor.  

Nova Friburgo registrou uma média de 48,66 mm de chuva em um intervalo de 24 horas (entre 9h30 de domingo, 29, e 9h30 desta segunda-feira, 30). No período, a localidade que registrou maior média de chuva foi o loteamento Barroso, no distrito de Amparo, com média de 71,6 mm de chuva em 24 horas. A maior intensidade de chuva, no entanto, foi registrada no bairro Granja Spinelli, onde choveu 0,2 mm em apenas 15 minutos, volume acima do normal.

A Defesa Civil de Nova Friburgo registrou um total de 11 ocorrências em 11 bairros e distritos. Houve alagamentos em vários pontos da cidade, a rodovia RJ-116 ficou parcialmente interditada para tráfego de veículos leves na altura do distrito de Mury, em virtude da inundação do rio Santo Antônio. 

“Devido à forte chuva, o trânsito ficou comprometido na altura do quilômetro 72, em um posto de combustíveis. O tráfego de veículos leves teve que ser desviados para vias paralelas do centro de Mury”, informou a concessionária que admistra o trecho privatizado da rodovia, Rota 116.  

No bairro Cônego, a força da enxurrada ocasionou desníveis na calçada em frente ao Colégio Estadual Augusto Spinelli. Já no acesso ao bairro Braunes, a força da água abriu um buraco na Rua Carlos Alberto Braune, próximo à esquina com a Rua Oswaldo Cruz, obrigando motoristas e pedestres a redobrar a atenção naquele trecho que foi sinalizado com um galho de árvore.     

Balanço da Defesa Civil 

Das 11 ocorrências, foram registradas quedas de árvore, ameaça de queda de árvores, infiltrações, além de outras pequenas ocorrências e vistorias técnicas promovidas pelas equipes da pasta. Os bairros e distritos afetados foram: Centro, Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Olaria, Stucky, Jardim Califórnia, Serra Nevada, Rui Sanglard, Perissê e Riograndina.

Com relação ao forro da recepção do Hospital Raul Sertã, foi realizada uma vistoria e constatado que o incidente foi ocasionado pelo excesso de água que se acumulou no telhado. O local foi prontamente isolado. A Defesa Civil também sugeriu um aumento na capacidade de escoamento da calha para evitar que o problema se repita.

Outubro termina com temporais

Nos últimos dias, instabilidades têm provocado um considerável volume de chuvas em várias áreas do Sudeste, causando transtornos devido às fortes rajadas de vento e temporais. Registros desses eventos foram feitos em alguns municípios fluminenses, como Nova Friburgo. 

No domingo, 29, a circulação de ventos, alta umidade e o calor propiciaram a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia em grande parte da Região Serrana. De acordo com o Climatempo, a semana começou  com chuva se espalhando por mais regiões à medida que a frente fria avança ao longo da costa do Sudeste. Espera-se fortes pancadas de chuva no Estado do Rio de Janeiro. O mês de outubro se encerra com a perspectiva de chuvas abundantes na maioria dos municípios. As localidades mais vulneráveis a enchentes e deslizamentos devem ter monitormento permanente.

Previsão do tempo para Nova Friburgo  

  • Terça-feira, 31: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 17 graus e máxima de 30 graus. 

  • Quarta-feira, 1º de novembro: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 15 graus e máxima de 27 graus. 

  • Quinta-feira, 2: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Mínima 14 graus e máxima de 22 graus. 

  • Sexta-feira, 3: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 15 graus e máxima de 25 graus.

  • Hospital Municipal Raul Sertã

    Hospital Municipal Raul Sertã

  • Mury

    Mury

  • Subida das Braunes (Foto: Carlos Pereira)

    Subida das Braunes (Foto: Carlos Pereira)

  • Cônego

    Cônego

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: