Temporal assusta friburguenses e provoca transtornos

Secretaria Municipal de Defesa Civil já havia emitido alerta. Nas últimas 24 horas foi registrada média de 52,2 milímetros de chuva no município
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitores via WhatsApp)
(Fotos: Leitores via WhatsApp)

Um temporal na noite desta quinta-feira, 26, provocou transtornos e assustou moradores em Nova Friburgo. Na manhã de quinta, a Secretaria Municipal de Defesa Civil já havia emitido alerta de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento. A pasta registrou nas últimas 24 horas (das 8h de quinta-feira, 26, às 8h desta sexta-feira, 27) uma média de 52,2 milímetros de chuva no município. A localidade que registrou o maior volume de chuva foi o bairro Catarcione, com média de 70,8 milímetros de chuva, seguido por Granja Spinelli (média de 66,8 milímetros) e Duas Pedras (média de 63 milímetros). 

Os transtornos

No período, a Defesa Civil de Nova Friburgo registrou um total de 14 ocorrências em nove bairros e distritos da cidade: Amparo, Bela Vista, Chácara do Paraíso, Conquista, Córrego Dantas, Duas Pedras, Girassol, Nova Suíça e Varginha. Não houve vítimas, desabrigados ou desalojados. 

Das 14 ocorrências, foram seis quedas de árvore (sendo duas no bairro Bela Vista, e uma em Nova Suíça, Amparo, Córrego Dantas e Varginha); dois alagamentos (em Córrego Dantas e Duas Pedras);  duas ameaças de queda de barreira (em Conquista e Chácara do Paraíso); dois desabamentos de muros (Córrego Dantas e Girassol); uma ameaça de desabamento de marquise (em Duas Pedras); e um desabamento de telhado (na Chácara do Paraíso). 

Devido a queda de árvores, a estrada RJ-150 teve o tráfego interrompido, o que impediu a circulação de ônibus para o distrito de Amparo. Houve também interrupções no fornecimento de energia em diversos bairros e alagamentos em algumas vias do Centro, como a Rua Duque de Caxias. Em Duas Pedras, o vento danificou a cobertura de um posto de combustíveis na Avenida Roberto Silveira. Em redes sociais, leitores postaram vídeos com registros de goteiras e alagamentos nos hospitais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro. A empresa de ônibus Faol informou através de suas redes sociais, que devido ao temporal, pelo menos 22 linhas urbanas estão com os trajetos alterados nesta sexta-feira. 27.      

Ainda na noite de quinta, em virtude da chuva, Nova Friburgo entrou em estágio de atenção (numa escala de monitoramento que vai de: Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo), com reforço de pessoal para atender as demandas.

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras, Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, Subprefeitura de Conselheiro Paulino e administrações de bairros, com apoio do 6º GBM e da Energisa, trabalham desde a madrugada na limpeza e desobstrução de vias. Somente em alguns pontos o trânsito ainda se encontra em meia pista, porém, os trechos já devem estar liberados nas próximas horas.

Previsão 

Uma frente fria se afasta do Espírito Santo e o ar quente e úmido continua se espalhando sobre a região Sudeste do Brasil, e mantém as condições para a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados.

A previsão para este fim de semana na Região Serrana, de acordo com o Climatempo, é de céu nublado com chuva a qualquer hora. Há risco de chuva forte em todos os estados da Região Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para Nova Friburgo neste sábado, 28, é de muitas nuvens com chuva. Mínima de 15 graus e máxima de 25 graus. No domingo, 29, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 17 graus e máxima de 29 graus.  

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: