Serra da RJ-116: Governo estuda abrir as duas pistas no km 53

O trecho passa por obras de desobstrução da via e contenção da encosta, que caiu em 2019 e, desde então, está no sistema pare e siga
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Carlos Pereira)
(Foto: Carlos Pereira)

Está próximo de se concretizar o desejo de pegar a Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, e viajar sem atrasos por causa do sistema pare e siga, na altura do quilômetro 53, onde uma encosta deslizou em outubro de 2019 e, desde então o trecho está com apenas uma pista. O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que estuda a possibilidade de abrir as duas pistas para o tráfego durante o feriado de Carnaval. A decisão será tomada após uma vistoria que vai avaliar as condições de sinalização da RJ-116.

A intervenção, que começou em abril do ano passado, só deve ser concluída em maio. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), as constantes chuvas ocorridas na região desde dezembro de 2022 motivaram o atraso no cronograma das intervenções.

Mas, o órgão informou, em nota, que 90% da obra está concluída. Até o momento já foram executados a perfuração para colocação dos tirantes, remoção do material deslizado, desmonte das rochas e transporte de material e a ancoragem da estrutura de contenção, que está em andamento.

Com o investimento de R$ 9,15 milhões do Governo do Estado, a obra era uma demanda antiga dos usuários da estrada e está sendo executada pela empresa Erwil Construções, vencedora da licitação. A demora para o início da obra se deu porque a responsabilidade da execução foi levada a julgamento na Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes e Rodovias do Estado (Agetransp).

Trecho ganhará quebra-molas 

A Rota-116, concessionária que administra a RJ-116, informou que o trecho do quilômetro 53, na subida da Serra dos Três Picos, ganhará dois redutores de velocidade(quebra-molas) provisórios que darão segurança aos motoristas e operários da empresa contratada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio) para as obras de contenção da encosta daquele trecho. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 10, durante reunião com técnicos da concessionária Rota 116, do DER e da empresa responsável pelos serviços.

De acordo ainda com a concessionária, os dois quebra-molas ficarão nas proximidades do quilômetro 53. Tanto no trecho de subida quanto de descida da RJ-116. Com isso, o sistema de “pare e siga”, montado desde quando houve o deslizamento de terra no local, poderá ser suspenso e só será usado eventualmente quando o avanço dos serviços obrigar a circulação de máquinas, caminhões e operários nas pistas. Os redutores serão instalados na segunda-feira e contarão com sinalização adequada para alerta dos motoristas.

Como foi a decisão da Agetransp  

Por dois votos a um, o conselho diretor da Agetransp concluiu, em julho do ano passado, que a responsabilidade da contenção na serra da RJ-116 é de responsabilidade do DER-RJ e não da concessionária Rota 116, que administra os 140 quilômetros iniciais da rodovia, entre Itaboraí e Macuco. A sessão regulatória da Agetransp foi presidida pelo conselheiro Murilo Leal, que votou favorável ao pedido da Rota 116 e contou com os votos da conselheira Aline Almeida, que foi contrária ao pedido da concessionária, e do conselheiro Vicente Loureiro, que acompanhou o voto do conselheiro presidente.

Murilo explicou, na época, as características da obra a ser executada no local. “É uma intervenção de grandes proporções. No contrato firmado entre o DER e a Rota 116, consta que a concessionária tem obrigação de fazer obras emergenciais de pequeno porte, de manutenção e conservação da rodovia, que não é o caso específico desta intervenção”, relatou ele.

Além disso, ainda segundo Murilo, não há no contrato de concessão, investimento previsto para execução dessa obra específica, o que poderia acarretar em desequilíbrio financeiro, em desacordo com a concessão.

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