Sanatório Naval celebra 113 anos com cerimônia nesta sexta

Unidade friburguense da Marinha do Brasil funciona em um imóvel de estilo normando, no Paissandu, erguido em 1890 para ser o pavilhão de caça do conde de Nova Friburgo
sexta-feira, 30 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

O Sanatório Naval de Nova Friburgo, organização militar da Marinha do Brasil no município, promove cerimônia nesta sexta-feira, 30, para celebrar seus 113 anos de fundação, celebrados nesta mesma data. A festividade será presidida pelo diretor do SNNF, o capitão-de-fragata e médico, Henrique Wajnberg, que recepcionará autoridades militares e civis e demais convidados, entre eles a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) na festividade que terá início às 11h, no próprio sanatório.  

A unidade friburguense da Marinha do Brasil funciona em um imóvel de estilo normando, no Paissandu, erguido em 1890 para ser o pavilhão de caça do conde de Nova Friburgo. Em 1910 a propriedade foi adquirida pela União para abrigar o Sanatório Naval inaugurado em 30 de junho daquele ano. O propósito inicial era tratar ali vítimas de beribéri e auxiliar no tratamento dos pacientes convalescentes de qualquer doença.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a unidade foi utilizada para internação de tripulantes dos navios alemães aprisionados pelo Governo do Brasil em diversos portos. Muitos destes alemães estabeleceram-se e constituíram família em Nova Friburgo. Em 1920, foi construído um pavilhão para o Serviço de Hidroterapia, chamado “Pavilhão das Duchas”, onde hoje funciona o ambulatório do SNNF.

Em 1933, foi construído o Hospital de Tuberculose (HT), inaugurado em 18 de fevereiro de 1936, sendo assim modificada a missão principal do sanatório. Em 1940, foram construídos o Pavilhão de Internação da Clínica Médica, a Casa das Irmãs de Caridade, duas residências para oficiais e transformado o “Pavilhão das Duchas” em Pavilhão de Cirurgia (centro cirúrgico, centro obstétrico e berçário). Em 1966, foi extinta a Clínica Tisiológica e criada a Colônia de Férias de Oficiais do Sanatório Naval, no prédio da administração. Em 1967, foi criada a Clínica de Recuperação nas dependências da extinta Clínica Tisiológica.

Em 1969, a Clínica Tisiológica foi reativada com a transferência dos pacientes do Hospital Naval Marcílio Dias para o SNNF. Em 1972, foi alterada a destinação do Pavilhão de Cirurgia, passando a funcionar como ambulatório até os dias atuais. Já em 1981 foi inaugurada a Casa do Velho Marinheiro (hotel de trânsito), com 36 apartamentos, sala de estar, salão de jogos, de TV, restaurante, cozinha, parque esportivo constando de uma quadra de tênis, um campo de futebol “society”, duas quadras polivalentes descobertas, bar, sauna, e vestiários.

No dia 15 de outubro de 2009, por meio de convênio celebrado entre a Marinha do Brasil e o Abrigo do Marinheiro, a Casa do Velho Marinheiro passou a ser denominada Área Recreativa, Esportiva e Social (Ares), transformando-se em um Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Nova Friburgo.

Atualmente o Sanatório Naval é subordinado ao Centro Médico Assistencial da Marinha e é responsável pela assistência de saúde de militares inativos, pensionistas e seus dependentes em 195 municípios distribuídos pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: