Onda de calor atinge todas as regiões e temperaturas podem chegar a 45ºC

No Rio de Janeiro, alguns pontos do estado também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
Uma onda de calor vai atingir o Brasil nas próximas duas semanas. Segundo a MetSul, as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que pode provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares. O pico do calor deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.

MetSul alerta que calor será 'tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida’
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o país nos próximos dias. Na segunda metade da semana, a massa de ar se reforça com temperaturas atipicamente elevadas. O calor intenso e extremo pode ser perigoso, com risco à saúde e à vida.

A previsão indica que temperaturas em torno de 40ºC serão registradas, por exemplo, no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Segundo o alerta da MetSul os estados mais afetados serão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades. Na região do Pantanal e proximidades, as temperaturas podem ser ainda mais extremas, chegando a 43°C. As altas temperaturas devem ser registradas também em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. 

No Rio de Janeiro, alguns pontos do estado também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo.

Recordes de temperatura

A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, ressalta a MetSul. Segundo a consultoria, recordes mensais, e em algumas cidades, até absolutos, podem ser superados durante esta onda de calor extremo.

A cidade de São Paulo é um dos locais em que a temperatura pode bater recordes. Entre os muitos dias de calor intenso a extremo no estado, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC. No interior e na capital há chance de marcas tão altas quanto 37ºC a 39ºC.

À medida que nos aproximamos da primavera, que começa oficialmente no próximo sábado, 23, às 3h50 pelo horário de Brasília, para a maior parte do país, o inverno vai se despedindo com nova e intensa onda de calor.  Um bloqueio atmosférico vai impedir avanço de frentes frias na maior parte do país e diversas cidades podem experimentar mais uma vez recordes de temperatura para a época com a chegada da nova estação. Já no Rio Grande do Sul, porém, são esperadas mais chuvas. (Fonte: O Globo)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: