Obras de drenagem: trânsito continua com alterações

Trecho da Comte Bittencourt ficará fechado por, pelo menos, uma semana. Ônibus estão com trajetos especiais
sexta-feira, 14 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)

As obras de drenagem realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro no centro de Nova Friburgo desde o ano passado chegaram a uma das etapas mais importantes. Começou o início dos trabalhos de substituição das galerias de captação das águas das chuvas na Avenida Comte Bittencourt (eixo de perímetro urbano da rodovia RJ-116) que está interditada entre as esquinas com as ruas Augusto Cardoso e Dante Laginestra. A obra visa pôr fim aos alagamentos no centro da cidade sempre que chove forte. 

Devido a essa intervenção em parte da Avenida Comte Bittencourt, que deverá se estender, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 21, o trânsito no centro de Nova Friburgo sofreu alterações, exigindo dos motoristas maior atenção e, principalmente, muita paciência, pois as retenções e congestionamentos serão inevitáveis.  

Os motoristas de ônibus e veículos pesados precisam fazer o desvio acessando a Rua Duque de Caxias, que está em mão invertida no trecho entre a Avenida Comte Bittencourt e a esquina com a Rua Comendador Guiseppe Mastrângelo. Os motoristas devem dobrar à esquerda, nesta via, e seguir pela Rua Prefeito José Eugênio Muller até a Rua Antônio Soares de Macedo (ao lado do Ministério do Trabalho). 

Já os veículos leves podem acessar a Rua Fernando Bizzoto ou a Rua Menezes Wanderley (rua da escola Pontinha de Sol), que já teve o sentido de direção invertido desde o último dia 10, para dar mais opções de tráfego durante esse período de obras. A Rua Dante Laginestra também está parcialmente interditada da esquina com a Avenida Comte Bittencourt até a esquina com a Rua José Eugênio Muller. 

Proibição de estacionamento

Enquanto a Avenida Comte Bittencourt estiver com um trecho interrompido ao tráfego, o estacionamento será proibido na Rua Duque de Caxias e ao longo de toda a extensão das ruas Giuseppe Mastrângelo, José Eugênio Muller e Antônio Soares Macedo, assim como a Rua Francisco Miele (atrás da Estação Livre, a antiga rodoviária urbana). Todas as mudanças serão sinalizadas pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) que disponibilizará equipes de agentes de trânsito na área que sofrerá as alterações para orientar os motoristas, principalmente nesta segunda-feira, 17, primeiro dia útil com as mudanças em vigor.

Ônibus com trajetos alterados 

A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) divulgou em suas redes sociais as mudanças no itinerário de diversas de suas linhas urbanas. As as linhas que fazem paradas no lado norte da Estação Livre (todas as oriundas das regiões de Campo do Coelho, São Geraldo, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Chácara do Paraíso, Alto do Floresta, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Santo André, Furnas e Loteamento Belmonte) estão fazendo o embarque e o desembarque de passageiros na Rua Francisco Miele (rua da antiga Mais 1), que está com o estacionamento proibido. Dali, os coletivos retornam para seus destinos pela Avenida José Ruiz Boléia sem passar pela Praça Getúlio Vargas e a Avenida Alberto Braune.

As linhas que fazem ponto final no lado sul da Estação Livre (Alto de Olaria, Sítio São Luiz, Cascatinha, Perissê, Theodoro, Varginha, Ponte da Saudade e São Pedro da Serra, chegam ao terminal passando pelas ruas Duque de Caxias (trecho em contramão), José Eugênio Muller e Coronel Galeano das Neves, retornando aos seus destinos passando pela Rua Francisco Miele.

As linhas que ligam a região de Conselheiro Paulino a Olaria, Braunes, Toledo e Jardim dos Reis, fazem paradas na Estação Livre - lado norte, seguindo o trajeto normal pela Praça Getúlio Vargas e Avenida Alberto Braune. As mudanças, no entanto, poderão sofrer ajustes, por isso a empresa Faol sugere que os usuários acompanhem todas as atualizações e notícias referente ao transporte público pelo seu Instagram: @novafaol.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: