No Dia Mundial da Aids, testes rápidos de HIV nos postos de saúde

Ação gratuita será realizada das 9h às 15h. Data alerta para necessidade de conscientização e tratamento
sexta-feira, 01 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 1º, quando celebra-se o Dia Mundial da Aids, a rede municipal de saúde de Nova Friburgo vai oferecer testes rápidos para detecção do vírus HIV. A ação gratuita acontecerá das 9h às 15h nos postos de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, além do ambulatório Bento XVI, que funciona na Rua Augusto Spinelli, 75, anexo ao Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro. 

Os testes rápidos de HIV são realizados a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue extraída da ponta de um dos dedos das mãos. Em caso de resultado positivo, a pessoa é orientada e encaminhada à uma unidade básica de saúde para início do tratamento que é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. 

Todos os anos, em 1º de dezembro,são promovidas ações em todo o mundo em solidariedade àqueles que vivem com o vírus HIV e também de estímulo à conscientização da sociedade para evitar o preconceito e incentivar o tratamento dos soropositivos. A data também é uma oportunidade para tentar comprometer os governos no enfrentamento da doença e apresentar as iniciativas que a sociedade civil e outras organizações estão implementando com a finalidade de vencer a Aids.

Pastoral da Aids

Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o dia 1º de dezembro como uma data significativa do seu engajamento. Neste ano, além de chamar a atenção para a necessidade de que as organizações e movimentos de luta contra a Aids sejam protagonistas no enfrentamento da doença, eles desejam lembrar que todos têm sua parcela de contribuição.

Isso é expresso no slogan da campanha deste ano: “O fim da Aids depende também de você”. A Pastoral em Nova Friburgo observa ainda que “só chegaremos ao fim da Aids se todos assumirem a responsabilidade com a prevenção e, ao mesmo tempo, com a divulgação de informações que sensibilizem para o cuidado, educação e a preservação universal dos direitos humanos.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: