No Detran, retirada do CRLV é feita no sistema drive thru

Sem sair do veículo, motoristas levam em média 15 minutos para ter o documento em mãos
quarta-feira, 02 de setembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Após o Detran anunciar a prorrogação do calendário do licenciamento anual de veículos no Estado do Rio de Janeiro, devido aos efeitos da pandemia e a dificuldade que os proprietários de veículos e motoristas vêm tendo para agendar a retirada do certificado de registro e licenciamento (CRLV), a unidade de Nova Friburgo, no bairro Duas Pedras, tem agilizado os serviços. Com a ampliação do prazo, os motoristas ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020 – o popular verdinho – em versão impressa nas unidades do órgão.

A retirada é feita no sistema drive thru. O motorista chega na hora marcada, com tolerância de meia hora antes ou depois (com a exceção do primeiro e do último agendamento), e em cerca de 15 minutos já está com o documento em mãos.

Novo calendário

O Detran prorrogou o calendário para a retirada dos certificados em suas unidades. Agora os proprietários de veículos com finais de placa de 0 a 2 têm até o próximo dia 30 para obter os documentos que já foram pagos no início do ano. O prazo para veículos com finais de placa 3 a 6, agora é até 31 de outubro e finais de 7 a 9, até 30 de novembro.

Versão digital

Para evitar aglomerações e o deslocamento até a unidade, desde o ano passado o Detran disponibiliza o serviço digital, através do aplicativo CRLV digital. Com o aplicativo, o proprietário pode ter em mãos o verdinho sem ter que se dirigir ao Detran para obter a  versão impressa do documento.

Apesar de prático, poucos motoristas tem recorrido ao aplicativo e ainda procuram a versão impressa, sem saber que ter o CRLV Digital substitui o de papel e é válido em todo o Brasil. A versão digital do documento pode ser obtida pelo aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito” do Denatran, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

O passo a passo está disponível no site do Detran. Caso o proprietário queira o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em casa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a emissão do CRLV 2020 é a garantia de que o veículo está regular junto ao departamento de trânsito estadual. Para ter acesso ao documento no Rio de Janeiro, basta estar em dia com o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que pode ser emitida no site do Bradesco, e do seguro obrigatório (DPVAT), no site da seguradora Líder. Se o acesso no aplicativo for feito corretamente e o documento 2020 não for encontrado, deve-se procurar o Detran pelo teleatendimento (21 3460-4040 e 3460-4041) para verificar a situação.

Os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento em atraso e quiserem regularizar a situação não precisam mais fazer agendamento. Para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas (GRT + DPVAT) dos anos em débito e de 2020 para buscar o licenciamento nas unidades do Detran. O novo mecanismo atenderá 700 pessoas/dia nos 35 postos que estão funcionando.

A exceção é para quem já está com o CRLV digital disponível e precisa apenas baixar o documento pelo aplicativo do Serpro/Carteira Digital de Trânsito. Portanto, antes de ir ao posto o proprietário deve verificar no site do Detran a situação do seu CRLV digital. O caminho é detran.rj.govr>>Veículos>> Consulta>> Veja o cadastro do seu veículo. Outra opção para consulta é por este  link. Ao informar os dados, o proprietário saberá se está com o CRLV digital disponível. Mas atenção: a busca do CRLV no posto é possível apenas para aqueles que estão com o licenciamento em atraso.

 

LEIA MAIS

Procedimento é 100% digital sem necessidade de vistoria nos postos

Segundo o órgão, são disponibilizadas 150 vagas diárias em Friburgo, destas, 20% são para despachantes

Veja o que vai funcionar em Nova Friburgo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra