Mais da metade das mortes em acidentes neste ano foram em maio

Mês foi dedicado a ações de conscientização sobre o perigo no trânsito, mas acabou sendo o campeão, até agora, em ocorrências de homicídio culposo
quinta-feira, 06 de julho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O trânsito foi responsável por sete mortes ocorridas em Nova Friburgo, em maio, justamente o mês da campanha de conscientização e prevenção a acidentes e sobre a responsabilidade ao usar um veículo, denominada Maio Amarelo. Os acidentes nas vias do município também deixaram 21 vítimas feridas, no quinto mês do ano. Em maio do ano passado, foram registradas duas mortes no trânsito do município.  Também em maio de 2022, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas devido a acidentes, cinco a menos que em 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), que divulga o balanço das ocorrências policiais mensalmente.

No acumulado do ano, Nova Friburgo já registra a perda de 12 vidas em acidentes de trânsito, e o mês de maio foi responsável por mais da metade dessa triste estatística. Também houve aumento do número de feridos em acidentes. Entre janeiro e maio de 2023, foram 101. No mesmo período de 2022, pelo menos 97 vítimas ficaram feridas em acidentes de trânsito.

Casos de estupro aumentaram em maio, segundo o ISP

Outro crime que registrou aumento em maio de 2023, em relação ao mesmo mês de 2022, segundo levantamento do ISP foi o estupro. Em maio deste ano foram três casos e em maio de 2022, dois. No acumulado do ano esse crime também registrou aumento. Entre janeiro e maio de 2023, foram 25 e, no mesmo período do ano passado, 21 ocorrências.

Ameaça, lesão corporal dolosa (quando há a intenção de cometer o ato criminoso), extorsão e furto de veículo também registraram aumento em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado, outros crimes que tiveram aumento entre janeiro e maio de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, foram: furto de veículo, furto de transeunte, extorsão, lesão corporal dolosa, homicídio doloso e roubo a residência.

Mas, apesar desses aumentos, ao analisar os números, que são baixos, Nova Friburgo é considerada uma cidade tranquila para se viver. Os dados do ISP mostram vários tipos de crimes zerados no mês de maio de 2023, como homicídio doloso, latrocínio, roubo a residência, entre outros. E, muitos outros registram quedas no número de ocorrências, em relação a maio de 2022, como estelionato, furto de aparelho celular e roubos em geral.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: