Laercio: Presente! Américo: Presente!

Dez anos da morte de Laercio Ventura e cinco décadas da partida de Américo Ventura Filho. Ambos sempre vivos em nossa memória
sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Laercio: Presente! Américo: Presente!

Em 3 de fevereiro de 2013, o patrono de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, nos deixou. Meio século antes, em 1973, partiu seu pai, Américo Ventura Filho. Os dois se foram fisicamente, mas marcaram não somente a vida da família e daqueles que conviveram com eles, mas de toda a cidade.

Laercio e Américo estarão sempre presentes na vida de todos os friburguenses e daqueles que escolheram Nova Friburgo para viver. É através das páginas de A VOZ DA SERRA, que a história do município vem sendo contada desde 7 de abril de 1945, quando foi publicada a primeira edição do jornal.

Américo Ventura Filho foi um dos primeiros diretores e ficou à frente da empresa até sua morte. Durante quase 30 anos, ele editou o jornal com o auxílio de apenas um tipógrafo. Venturinha, como era conhecido na cidade, demonstrou ser mesmo um visionário para sua época e se tornou motivo de admiração por construir com o próprio esforço os pilares que deram êxito a este veículo de comunicação: ética e verdade ao narrar os fatos. 

Em março de 1973, com seu falecimento, o filho mais velho, Laercio assumiu o comando até 3 de fevereiro de 2013, data de sua morte, mantendo o compromisso com a isenção e o respeito ao leitor: características que tornam o veículo um líder de mercado na região e um dos mais respeitados atualmente no interior fluminense.

Durante a gestão de Laercio, A VOZ DA SERRA passou de semanário para trisemanário em 12 de agosto de 1983, e finalmente para diário em 28 de março de 1995. Também foi pioneiro ao lançar seu site de notícias em junho de 1997, quando a internet ainda era novidade no Brasil e somente jornais de grande circulação tinham suas plataformas digitais. 

Esse espírito de inovação materializado por Laercio Ventura, que sonhava com seus conterrâneos podendo acessar notícias de Nova Friburgo em qualquer lugar do mundo, está presente até hoje, através de um site de notícias dinâmico, ágil, sempre atualizado e com presença ativa nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp.

 

Legado

Desde a morte de seu pai, em 2013, Adriana Ventura assumiu a direção do jornal. Há uma década, ela continua com a missão de produzir conteúdo jornalístico de interesse público de alta qualidade com credibilidade, confiabilidade, independência e transparência, contribuindo para uma sociedade friburguense mais democrática, informada, integrada e participativa.

Fácil? Nem um pouco. A VOZ DA SERRA está entre os heróis da resistência, por seu legado. Prestes a completar 78 anos de existência, a credibilidade é o pilar que o sustenta.

O único jornal impresso diário da cidade, que resiste não só à crise do setor, mas também à crise causada pela pandemia. E nesses quase três últimos anos, foi preciso mais que amor e respeito para continuar com a versão impressa, presente diariamente na vida dos friburguenses, seja nas casas e escritórios ou nas bancas, onde muitos param para “tirar leite” do exemplar pendurado.

Foram necessárias coragem e uma certa teimosia, devido ao aumento dos valores dos insumos para impressão e a queda no número de anunciantes, mas, apesar de tudo isso, o jornal ainda circula em sua versão impressa enfrentando todos os desafios do momento atual.   

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Adriana Ventura para continuar o legado deixado por seu pai e avô tem sido expressado pela presença de grandes anunciantes e diversas homenagens recebidas nestes últimos anos, como a Medalha do Mérito Industrial de 2022, concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), sendo a única mulher agraciada no evento. A credibilidade do jornal também pode ser comprovada através de mensagens dos leitores que confiam no jornalismo feito por A VOZ DA SERRA, enviadas diariamente através dos nossos canais digitais, especialmente o nosso site que tem mais de um milhão de visualizações mensais.

  • Adriana Ventura mantém o legado do pai Laercio e do avô Américo, na direção do jornal

    Adriana Ventura mantém o legado do pai Laercio e do avô Américo, na direção do jornal

  • Laercio Ventura

    Laercio Ventura

  • Américo Ventura

    Américo Ventura

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: