Indústria cresceu 3,7% em novembro, aponta a Firjan

No entanto, instituição alerta para as repercussões do aumento da alíquota do ICMS na competitividade e no desenvolvimento econômico do estado
terça-feira, 16 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em novembro de 2023, descontados os efeitos sazonais, a produção industrial do Estado do Rio de Janeiro avançou 3,7% em comparação ao mês anterior, o terceiro maior entre os 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, a indústria fluminense renova a máxima histórica da série iniciada em 2002, mantendo-se 13% acima do nível pré-pandemia. A análise da Produção Industrial Regional é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Em contraste com o cenário de paralisia observado na indústria nacional (0,0%) nos últimos 12 meses, a indústria fluminense apresentou crescimento de 4,4%. Esse avanço é atribuído tanto ao desempenho positivo da indústria extrativa, que aumentou 7,5% em 12 meses, quanto ao segmento de transformação que cresceu apenas 1,0%.

Embora a trajetória da indústria fluminense chame a atenção ao se descolar da média nacional, cabe ressaltar que a cadeia de óleo e gás tem sido o principal motor desse crescimento. Na indústria de transformação a falta de dinamismo é explicada, em parte, pelos efeitos defasados da elevada taxa de juros, que influencia as decisões de investimento por parte das empresas e o consumo por parte das famílias.

Além disso, a federação destaca o impacto negativo na competitividade do Rio de Janeiro com o aumento da alíquota geral do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 22%, a maior do país. “A Firjan reitera que essa decisão prejudica o ambiente de negócios e compromete a atração de novos investimentos, repercutindo negativamente sobre a geração de empregos e a renda no estado”, afirma o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: