Hospital de campanha deve ser inaugurado na primeira quinzena deste mês

Previsão inicial do governo do estado era final de abril
terça-feira, 05 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra

Inicialmente, o Hospital de Campanha, que o governo do Estado do Rio  começou a construir no início de abril, no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, tinha a previsão para ser inaugurado no final de abril. Depois, o próprio governo do estado informou que a as atividades iriam começar no começo de maio. A informação mais recente do estado é que a unidade comece a operar ainda na primeira quinzena deste mês.

A montagem da estrutura já foi concluída no campo de futebol, ao lado do ginásio esportivo. A unidade vai contar com 100 leitos, sendo 20 de UTI, todos com respiradores, mas até agora nenhum equipamento chegou. A unidade está localizada a margem de uma rodovia estadual, a RJ-116 facilitando o acesso de pacientes de cidades vizinhas do Centro-Norte do Estado, como Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, Carmo e Sumidouro.

A Secretaria estadual de Saúde informou que o planejamento dos hospitais de campanha foi baseado em uma análise técnica, além da viabilidade de localização, e que os pacientes serão encaminhados para essas unidades através de uma Central Estadual de Regulação, ou seja, pacientes com suspeita não deverão se dirigir ao hospital de campanha. A unidade só irá receber pacientes graves oriundos de outras unidades de pronto atendimento da rede pública de saúde

Além de Nova Friburgo, os municípios de Casimiro de Abreu e Campos dos Goytacazes também deverão contar com hospitais de campanha para atender exclusivamente a pacientes com coronavírus. A abertura dessas unidades é ansiosamente aguardada pela população, autoridades e também para setores da economia, já que o Governo do Estado cogita a possibilidade de flexibilizar a quarentena em alguns setores a partir da abertura desses hospitais. 

A VOZ DA SERRA tentou contato nesta segunda-feira, 4, com o Governo do Estado do Rio para saber se esses equipamentos que ainda não chegaram ao Hospital de Campanha de Nova Friburgo já foram adquiridos, principalmente os respiradores, e prazos para entrega, mas não obteve retorno. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra