Ginastas do Grupo Silvana Gym buscam recursos para participarem de evento mundial

Equipe friburguense reúne inúmeros talentos, das mais variadas idades e sonhos
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
por Vinicius Gastin
Ginastas participam de mais um dia de treino: grupo se destaca há anos no cenário da ginástica (Fotos: Divulgação/Inec)
Ginastas participam de mais um dia de treino: grupo se destaca há anos no cenário da ginástica (Fotos: Divulgação/Inec)

O Grupo Silvana Gym/ Inec do Nova Friburgo Country Clube vai ser o Brasil no XVII World Gymnaestrada, a ser promovido entre de 30 de julho a 05 de agosto de 2023, em Amsterdã, na Holanda.

A equipe está classificada para participar deste evento mundial, representando o Brasil, o Estado do Rio de Janeiro e Nova Friburgo, sendo o único grupo brasileiro na “Noite de Gala” da Federação Internacional de Ginástica, intitulada “FIG GALA”. A atividade reúne os melhores grupos do mundo na modalidade de Ginástica Para Todos (GPT).

A equipe friburguense reúne inúmeros talentos, das mais variadas idades e sonhos. Em comum, no momento, o desejo de embarcar rumo a Amsterdã. Este é o sonho das pequenas atletas Emilly Duque, Emily Alves, Eshilley Duque, Giulia Caetano, Maria Luysa e Victória Emanuele. Elas praticam ginástica há algum tempo, e depois de demonstrarem o potencial e o talento, foram convocadas para representar junto ao grupo Silvana Gym, o Brasil e Nova Friburgo em solo holandês. No entanto, os altos custos representam um obstáculo.

“Essa viagem contém alguns custos necessários que eu e minha família não sabemos se vamos conseguir. Por isso estou aqui pedindo a sua ajuda”, reforça Maria Luysa, de apenas 12 anos.

Os responsáveis pela equipe, pais e representantes estão se mobilizando junto aos poderes público e privado, para juntar os recursos necessários para arcar com a viagem de todas as ginastas. Para tanto, foi formulada uma proposta de patrocínio, que abrange tanto pessoa física quanto jurídica.

“A participação no evento, que reúne em torno de 28 países e 25 mil ginastas, será de grande importância para nossa cidade, nosso país e principalmente para nossas crianças onde os valores éticos, morais, companheirismo, disciplina, dentre outros, serão valorizados. Para que a equipe de Nova Friburgo possa participar deste grande evento cultural e esportivo, necessitamos do apoio do poder público e privado, considerando que a maior parte dos nossos ginastas, são de famílias de baixa renda e praticam o esporte com bolsas doadas pelo Inec”, diz a proposta encaminhada pela direção do grupo.

Sobre custos e como apoiar

A equipe calcula em torno de R$12.898 (doze mil, oitocentos e noventa e oito reais), o valor total de custo de um ginasta, incluindo passagem aérea, transporte interno, alojamento, alimentação (café da manhã e almoço), inscrição no evento, seguro saúde e uniformes obrigatórios da delegação.

Há quatro possibilidades de apoio: cota única; compartilhada (metade para cada patrocinador); parcial (metade do valor da ginasta); e apoio, que pode ser dividido entre seis patrocinadores. Cada um traz possibilidades de retorno em termos de visibilidade, colocação de marcas em determinados espaços, dentre outros benefícios aos investidores. Os valores são depositados diretamente na conta do Inec, e repassados para o ginasta patrocinado ou diretamente para o órgão promotor do evento (Confederação de Ginástica). Outras informações podem ser obtidas com os professores, pelas redes sociais da equipe ou pelos telefones de responsáveis: (22) 99757 1012 (Emily Couto), (22) 98843 1861 (Emilly Duque), (22) 98843 1861 (Eshilley), (22) 98820 1547 (Giullia), e (22) 99853 6756 (Victória).

A importância do evento

A World Gymnaestrada é o maior evento do calendário FIG, e chega à 17ª edição. Enquanto o icônico estádio olímpico sediará as cerimônias de abertura e encerramento, o Centro de Convenções RAI de Amsterdã estará no centro do evento, hospedando a Gala FIG e apresentações em grupo e nacionais. Palcos abertos em locais marcantes em toda a cidade fornecerão uma plataforma para a encenação de uma ampla gama de apresentações.

A World Gymnaestrada, com sua natureza não competitiva baseada nos princípios de “amizade, diversão, preparo físico e fundamentos”, se encaixa bem com os esportes gerais de Amsterdã para todas as políticas que envolvem um estilo de vida saudável e social, e a cidade está empenhada em promover a singularidade e diversidade da ginástica.

Os grupos de ginástica são convidados a apresentarem suas composições em uma atmosfera de festa e congraçamento entre as nações. A intenção é motivar e mostrar que a ginástica é possível a todas as orientações sexuais, todas as raças, pessoas de diferentes níveis técnicos, idades, pessoa com deficiência, entre outros.

As performances de grupo são realizadas em ginásios dentro do Centro de Convenções. Normalmente são espaços de 14x14, com público acomodado em frente e nas laterais. As apresentações duram de 10 a 15 minutos e podem ser feitas por um único grupo ou pela junção de grupos.

No Brasil, é comum que três grupos com coreografias de cinco minutos se unam para formar um bloco de apresentação. Uma vez no GP, o grupo se apresenta três vezes no decorrer da semana. Data e horário são definidos pela organização do evento.

  • Grupo Inec / Silvana Gym busca recursos para representar o país em Amsterdã, Holanda

    Grupo Inec / Silvana Gym busca recursos para representar o país em Amsterdã, Holanda

  • Premiadas, as meninas buscam viabilizar o sonho de participarem do evento mundial

    Premiadas, as meninas buscam viabilizar o sonho de participarem do evento mundial

  •  A equipe friburguense reúne inúmeros talentos, das mais variadas idades e sonhos

    A equipe friburguense reúne inúmeros talentos, das mais variadas idades e sonhos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: