Futmesa: reunião define calendário e Nova Friburgo terá uma etapa

Foram apresentadas as vantagens com relação às datas e local de realização das competições
quarta-feira, 01 de março de 2023
por Vinicius Gastin
Com calendário pronto, AFFM / Friburguense já planeja a participação nas principais competições do ano (Fotos: AFFM)
Com calendário pronto, AFFM / Friburguense já planeja a participação nas principais competições do ano (Fotos: AFFM)

A temporada 2023 do futebol de mesa promete. Além das atividades a serem realizadas em Nova Friburgo, como A VOZ DA SERRA mostrou recentemente em reportagem, as competições a nível estadual irão desafiar todo o talento dos botonistas friburguenses. Na modalidade 12 Toques, por exemplo, a AFFM / Friburguense representa a cidade e, como sempre acontece, entra na disputa pelas primeiras colocações.

Recentemente, os representantes dos clubes filiados se reuniram para debater a temporada 2023 da regra brasileira, reconhecida internacionalmente. O botonista Márcio Pires foi o representante do Friburguense.

Na ocasião, o vice-presidente da modalidade, Igor Monteiro, explanou sobre os locais que realizaram as etapas em 2022 e o que ocorreu ao longo do ano. Para mudar o cenário, foi informado que o Botafogo Futmesa alugou uma sala no centro do Rio de Janeiro, que funcionará como sede para realização de etapas de várias modalidades. Foram apresentadas as vantagens com relação às datas e local de realização das competições, tais como: melhor conservação das mesas, evitar gastos com frete e datas conflitantes com as competições de futebol de campo.

Além disso, foi destacada a necessidade de se manter a realização de competições também em Nova Friburgo. Desta forma, foi aprovado por unanimidade o novo local e foi dado prosseguimento às negociações com o Botafogo para o local de competição e guarda das mesas em 2023 e a preservação de uma etapa do Estadual em Nova Friburgo.

Quanto ao regulamento, o Torneio Início não valeu pontuação para o ranking e foi disputado de forma conjunta pelas categorias adulto e master. Há ainda a realização de três opens, cada um valendo pontuação para o ranking, disputado de forma conjunta pelas categorias adulto e master.

Já a Taça Cidade Maravilhosa será um torneio de pontos corridos disputado de acordo com a colocação no ranking em blocos de 14 atletas, por série (ouro, prata, bronze, extra), valendo pontuação para o ranking. Ela será disputada de forma separada pelas categorias adulto e master.

Quanto ao Campeonato Estadual, o torneio terá pontos corridos, disputado de acordo com a colocação no ranking em blocos de 12 atletas por série (ouro, prata, bronze, extra). A competição valerá pontos para o ranking e será disputada de forma separada pelas categorias adulto e master. Obrigatoriamente a etapa Open será realizada em Nova Friburgo.

Nas competições por equipes em 2023, o Estadual Categoria Adulto / Principal será disputado em dois turnos: Taça Guanabara e Taça Rio. O formato de disputa será por pontos corridos, em sistema “todos contra todos”. As equipes serão constituídas de quatro ou cinco botonistas, a ser definido em outra oportunidade com base nas respostas de Flamengo e Entrerriense, que serão confirmadas até o próximo dia 15.

Os campeões de cada turno se enfrentarão para decidir o título com o mando de campo do time de melhor campanha. Caso uma equipe vença os dois turnos, será proclamada campeã de forma direta. Os jogos serão realizados em fins de semana.

Além das competições, será realizado o Torneio Início de Equipes com rodada única e disputado por pontos corridos. Quanto ao Campeonato Brasileiro Individual 2023, no Rio de Janeiro, é aguardada resposta do Sesc para realizar o evento. Entre quatro unidades que estão sendo negociadas, Nova Friburgo é a terceira em prioridade.

Foto da galeria
Equipe de Nova Friburgo também promove treinamentos e competições internas para movimentar a modalidade
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: