Friburguense é semifinalista no Intermunicipal de Futsal

Tricolor da Serra já garantiu vaga nas semifinais da competição em todas as categoria
quarta-feira, 21 de junho de 2023
por Vinicius Gastin
Equipes do Friburguense fazem bonito nas quadras durante o Intermunicipal (Fotos: Divulgação)
Equipes do Friburguense fazem bonito nas quadras durante o Intermunicipal (Fotos: Divulgação)

As equipes competitivas de futsal seguem brilhando no Intermunicipal de Futsal. Restando ainda uma rodada para o fim da fase classificatória, o Tricolor da Serra já garantiu vaga nas semifinais da competição em todas as categorias.

O professor Iaghor, treinador das equipes sub-11 e sub-7 avalia o momento: "O objetivo principal elaborado por nosso coordenador, professor Sávio Badini, era fazer as crianças entenderem o jogo e jogar o futsal. E a cada treino e partida oficial estamos observando isso, está dando certo", acredita.

Já o professor Malhard, que dirige as categorias sub-13 e sub-9, entende que as equipes possuem potencial de crescimento. O sub-13, ainda com hábitos do campo, vem evoluindo bastante, enquanto o sub-9 vai se tornando uma equipe bastante coesa e competitiva: "Dois processos distintos que estão se aproximando através do nosso trabalho. Nossos meninos hoje já falam a língua do futsal", observa Malhard.

O próximo compromisso será em Búzios, na Região os Lagos, contra a equipe da casa, no dia 8 de julho. Enquanto isso, o Friburguense Futsal anunciou mais uma novidade: irá disputar a Copa Noroeste de Futsal Sub-15/13/11, entre junho e agosto.

Estado ganha o Programa “Craque na Escola, Craque no Esporte”

Foi instituído nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro o Programa “Craque na Escola, Craque no Esporte”. O objetivo é incentivar a prática esportiva e, assim, contribuir para a melhor formação de crianças e adolescentes. É o que determina a lei 10.036/23, de autoria do deputado estadual Samuel Malafaia (PL), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado.

O programa deverá ser realizado por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Juventude e a de Educação. O texto prevê que a Secretaria de Esporte poderá organizar torneios e eventos esportivos para alunos de diferentes municípios, buscando sempre a participação de olheiros profissionais, de diferentes modalidades do esporte, para identificar novos talentos. O programa deverá incentivar a prática e o oferecimento de diferentes modalidades esportivas mistas e adaptadas e atividades nas escolas.

Outro objetivo é reduzir a evasão escolar, melhorar o rendimento e desenvolver o espírito esportivo e o trabalho coletivo, além de fortalecer e adequar a infraestrutura das escolas, adaptando o espaço para garantir a acessibilidade de estudantes com deficiência.

“O esporte traz mais do que oportunidades; proporciona dignidade, equilíbrio e responsabilidade, tudo o que precisamos para alavancar a qualidade do ensino no nosso Estado. Os jovens precisam de incentivos para seu desenvolvimento, em diversos campos da vida. Os jovens da periferia e baixa renda possuem pouca motivação, diante da falta de oportunidades. O esporte pode ser o fator de mudança dessa realidade”, afirmou Malafaia.

Podem participar do programa os alunos com frequência comprovada e com atestado médico que demonstre a aptidão para prática esportiva. Notas mínimas para aprovação nas disciplinas regulares também poderão ser consideradas. As despesas do programa poderão ser custeadas através de emendas parlamentares e fundos estaduais.

Ainda serão convidados a integrar o programa atletas profissionais, treinadores, olheiros, escolas de esporte, times profissionais e instituições representativas de todas as modalidades esportivas, para que possam oferecer oportunidades e conselhos. A ação é para gerar novas perspectivas de futuro para estudantes da rede pública, incentivando o esporte e a melhoria na qualidade do ensino.

  • Projeto colhe bons frutos e amplia o leque de competições a serem disputadas

    Projeto colhe bons frutos e amplia o leque de competições a serem disputadas

  • Kayque Xavier continua brilhando nas competições de jiu-jítsu em que participa. Recentemente, o atleta friburguense faturou o título do Rio Internacional Open No-Gi IBJJF, na categoria faixa preta adulto peso pluma (- 61,5 quilos). O campeonato foi realizado na Arena da Juventude, na Vila Militar, Zona Oeste da capital carioca. O detalhe é que este foi o primeiro título do lutador na faixa preta, a qual recebeu em dezembro de 2022. Kayque já havia conquistado o Rio Open em duas oportunidades nas faixas coloridas, nas faixas azul, em 2018, e marrom, em 2022

    Kayque Xavier continua brilhando nas competições de jiu-jítsu em que participa. Recentemente, o atleta friburguense faturou o título do Rio Internacional Open No-Gi IBJJF, na categoria faixa preta adulto peso pluma (- 61,5 quilos). O campeonato foi realizado na Arena da Juventude, na Vila Militar, Zona Oeste da capital carioca. O detalhe é que este foi o primeiro título do lutador na faixa preta, a qual recebeu em dezembro de 2022. Kayque já havia conquistado o Rio Open em duas oportunidades nas faixas coloridas, nas faixas azul, em 2018, e marrom, em 2022

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: