Friburgo perde o professor e ex-vereador Bruno Calderaro

Ele lecionou História em várias escolas, foi membro da Câmara por dois mandatos e um dos fundadores do PDT na cidade
quarta-feira, 09 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Bruno Calderaro em foto recente
Bruno Calderaro em foto recente

Nova Friburgo perdeu na noite de terça-feira, 8, o professor, ex-vereador e fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Nova Friburgo, José Bruno Calderaro Branco, mais conhecido como Bruno Calderaro. Ele tinha 78 anos e faleceu por volta das 19h40, no Hospital Unimed, em decorrências de um câncer nos pulmões. Bruno Calderaro deixou três filhos: Zoraia, Helder e Humberto; e três netos: Alice, Henrique e Luna; além de incontáveis amigos e admiradores do seu trabalho. O velório do ex-parlamentar será nesta quinta-feira, 10, a partir das 12h, no Memorial SAF, no bairro Duas Pedras e o sepultamento está previsto para o mesmo dia, às 16h, no Cemitério São João Batista, no Centro.

Em conjunto, seus três filhos enviaram à redação de A VOZ DA SERRA uma nota de pesar pelo falecimento do ex-vereador Bruno Calderaro: “Pai, obrigado por tudo. Aprendemos muito com você em todos os momentos de nossas vidas. Temos muito orgulho de tudo que você representa, não só para a gente, mas para todas as pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Descanse em paz, com a certeza que nos veremos novamente. Nestes tempos difíceis que estamos vivendo por causa da Covid-19, entendemos a necessidade do isolamento social e agradecemos as mensagens de carinho que temos recebido de todos”, assinam a mensagem Zoraia, Hélder e Humberto.

PDT emite nota oficial

“Nós do PDT, agradecemos o companheirismo e toda devoção que Bruno Calderaro teve ao nosso partido durante todos esses anos, mas acima de tudo, aos sonhos de educação e do trabalhismo dos quais ele compartilhava junto a Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Seus sonhos, sua luta e entusiasmo seguem com a gente. Lembraremos sempre com muito carinho e saudade de todos os ensinamentos do nosso eterno mestre. De suas atas tão bem feitas como secretário da nossa executiva, dos seus dois mandatos de vereador, dos tantos alunos que formou como professor da rede pública. Mais do que um filiado, aliado e precursor pedetista, perdemos um amigo de longa data. Estamos de luto em memória de quem tanto desbravou inúmeras lutas que agora seguem no seu exemplo. A toda a sua família, seus amigos e companheiros, o nosso abraço fraterno”.

Quem foi Bruno Calderaro

Formado em História pela extinta Faculdade Santa Dorotéia, lecionou no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e nos colégios Estadual Jamil El Jaick, Nossa Senhora das Mercês, Canadá, e no antigo Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas. Bruno Calderaro era espírita kardecista e militante da tradicional ‘campanha do quilo’. Foi coordenador da educação do Estado do Rio de Janeiro na gestão do governador Leonel Brizola, ocasião na qual trabalhou no projeto educacional dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). Foi um dos responsáveis pela inauguração da Escola Municipal Mário Calderaro, na localidade de Colonial 61, na zona rural de Nova Friburgo.

Bruno Calderaro também foi um dos fundadores do PDT em Nova Friburgo – onde ainda exercia a função de segundo secretário e membro do diretório regional do partido. Foi também vereador por dois mandatos, entre 1992 e 2000; presidente do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e um dos fundadores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), entre outras atividades, tendo se notabilizado na luta em favor da educação. 

A direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam à família enlutada os mais sinceros votos de pesar. 

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário