Fies: projeto de lei prevê volta do parcelamento de dívidas

Proposta foi aprovada pelos deputados federais e agora será analisada pelo Senado
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Estudantes de todo o Brasil que possuem dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão contar com parcelamentos especiais. A possibilidade é o objetivo de um projeto de lei que foi aprovado na Câmara dos Deputados e que seguiu para análise no Senado Federal. O projeto também fixa um teto para os aportes feitos pelas universidades privadas que têm alunos beneficiados pelo programa. O projeto de lei estabelece a reabertura do parcelamento das dívidas com as mesmas condições estipuladas na legislação para aqueles que estavam devendo em 30 de dezembro de 2021.

A proposta é que a nova data de referência seja 30 de junho de 2023. Pelo texto aprovado, estudantes com dívidas podem ter descontos de 12% a 99% do valor principal dependendo do tempo que estão devendo e das condições financeiras. Podem também, a depender dos casos, parcelar as dívidas em até 150 vezes. Aqueles que estão inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 terão condições especiais.

Além do trecho que trata do refinanciamento, o projeto de lei muda o percentual de aporte das instituições privadas de ensino participantes do Fies no chamado Fundo Garantidor do Fies, responsável por cobrir o rombo com os não pagamentos do Fies. A porcentagem de contribuição até o quinto ano de adesão ao programa é mantida.

Do sexto ano de adesão ao programa em diante, as instituições de ensino terão de aportar entre 10% e 27,5% das mensalidades. O valor varia em função de critérios estabelecidos em regulamento. Atualmente, as instituições devem aportar com um percentual calculado em função da inadimplência comparada ao valor mensal esperado de pagamento pelo financiado. (Agência Brasil) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: