Eventos-teste para a Olimpíada de Paris começam em julho

Os eventos-teste se estenderão até junho de 2024
terça-feira, 11 de abril de 2023
por Vinicius Gastin
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Os organizadores dos Jogos de Paris 2024 (Olimpíada e Paralimpíada) definiram o calendário de eventos-teste da principal competição esportiva do planeta. Serão ao todo 18 eventos somente neste ano, a começar pelo torneio internacional de vela, a partir de 9 de julho, na Marina de Marselha, cidade portuária ao sul da França. Durante a realização dos eventos preparatórios para Paris 2024, os organizadores conseguem identificar problemas e corrigir possíveis falhas antes da abertura dos Jogos, programada para 26 de julho de 2024.

"Estamos em total preparação e este é o momento certo para uma revisão", disse o chefe de operações Edouard Donnelly, em depoimento ao portal do Comitê Olímpico Internacional (COI). "Eventos-teste são parte de um programa global, que chamamos internamente de preparação. A ideia é treinar as equipes, porque não podemos falhar nos Jogos. Então precisamos treinar muito, testar todos os processos de tomada de decisão e todas as decisões operacionais", completa Donnelly.

A programação prevê três tipos de eventos-teste: as competições internacionais organizadas pelo Comitê de Paris 2024 (vela, triatlo e mountain bike); torneios de responsabilidade das federações nacionais e internacionais (canoagem slalom); e testes operacionais em locais fechados (Grand Palais, Versalhes e Roland Garros), com número limitados de atletas convidados.

Os eventos-teste se estenderão até junho do ano que vem, quando está previsto o último da lista: atletismo e paraatletismo no Stade de France. Nova Friburgo vive a expectativa de ser representada por Jhennifer Conceição nas piscinas de Paris. A corrida pela participação as Olimpíadas do próximo ano começou em março, quando tiveram início os eventos sancionados pela World Aquatics.

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, acontece de 29 de maio a 4 de junho, e serve como seletiva para o Mundial de Fukuoka, no Japão, de 17 a 30 de julho. Em Fukuoka, as três melhores equipes dos revezamentos se classificam para Paris 2024. O pódio das provas de dez quilômetros das águas abertas também se garante nos próximos Jogos.

Os Jogos Pan-americanos terão a competição de natação entre 21 e 25 de outubro, e o Troféu José Finkel será de 30 de outubro a 5 de novembro. Em 2022, Jhennifer brilhou em Budapeste e bateu o recorde sul-americano no 50m peito. Além desta marca, a friburguense também brilhou durante a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, em Recife.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra