A entrega das obras de pavimentação da rodovia RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis, foi adiada mais uma vez. De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a intervenção na estrada deve terminar em setembro deste ano. Em nota, o Governo do Estado informou que “foi aprovado o aditivo de prazo para a conclusão das obras da RJ-130. O acréscimo foi motivado pela necessidade da realização dos serviços de drenagem de uma encosta, na altura do bairro Duas Pedras, próximo ao Hospital São Lucas, diante do risco de enchentes causadas pelas chuvas no local.”
A nota do Governo do Estado informa também que “os serviços de pavimentação estão sendo retomados”. Em sua edição do último dia 19 de abril, A VOZ DA SERRA mostrou que as obras estavam paradas, sem movimentação de máquinas ou trabalhadores. Na publicação, o jornal destacou as obras de recapeamento, até então, haviam sido concluídas no trecho entre o quilômetro 0, no entroncamento com a BR-116 (Rio-Bahia), em Teresópolis, até próximo ao acesso ao bairro Cardinot, em Nova Friburgo.
Dali até o quilômetro 68, no trevo de Duas Pedras, os buracos permanecem aumentando em tamanho e quantidade a cada dia. Também faltam sinalização, escoamento de águas pluviais e sem obras de melhorias, causando desgastes nos veículos que passam pelo trecho e riscos de acidentes.
De fevereiro até abril, a empreiteira responsável pela execução do serviço avançou apenas um quilômetro nas obras. Em fevereiro, o Governo do Estado informou que haviam sido recuperados 59 quilômetros, de Teresópolis até Córrego Dantas. No último dia 18 de abril, o Estado informou que a recuperação ocorreu ao longo de 60 quilômetros.
A obra
As intervenções na RJ-130 começaram no final de dezembro de 2021 e tinha previsão de término em um ano, mas o prazo foi prorrogado pela primeira vez para junho deste ano. A obra é um sonho antigo, tanto dos motoristas, como dos empresários do setor hoteleiro e dos caminhoneiros que utilizam a estrada para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. A obra de recuperação da rodovia, executada pelo Estado está orçada em R$ 63 milhões.
Uma das queixas dos motoristas que utilizam a Tere-Fri é quanto a necessidade urgente de nova pavimentação. Um dos pontos mais críticos é na altura do bairro Duas Pedras, onde ondulações na pista aumentam o risco de acidentes. Naquele trecho, buracos e escavações nos acostamentos causadas por enxurradas obrigam motoristas desavisados a terem que fazer manobras arriscadas e até mesmo invadir a contramão para desviar das crateras.
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