Divórcios caem 12% após fim do isolamento social

Confinamento imposto pela pandemia é o suspeito de ser o responsável pelas separações de tantos casais
sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Depois de um ano marcado pelo recorde de divórcios da história do Rio de Janeiro – em 2021, foram 5.857 registros, o estado chega a dezembro de 2022 com uma queda de 12,3% na quantidade de casamentos desfeitos. 

Foram 5.128, número que é o menor registrado desde 2018, segundo a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e que reúne as informações dos 8.354 cartórios do país, responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas. 

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 é o maior suspeito de ser o responsável pelas separações de tantos casais, principalmente após 2020.

“O aumento no número de divórcios nos cartórios já vinha sendo notado de forma tímida, mas foi em meio à pandemia que percebemos um salto expressivo“, observa José Renato Villarnovo, presidente do CNB/RJ.

Segundo ele, a questão do convívio prolongado pode ter contribuído para os divórcios, assim como a facilidade de realizar o ato notarial pela plataforma do e-Notariado, de forma eletrônica, sem que houvesse a necessidade de se ter o contato físico, o que era contraindicado na ocasião. As maiores quedas foram em janeiro, março e novembro deste ano, em comparação aos mesmos períodos de 2021.

Desde 2018, o período com o menor número de divórcios foi justamente 2020, primeiro ano da pandemia. Isso porque nos primeiros quatro meses da crise sanitária, a partir de março daquele ano, ainda não havia o formato on-line para o procedimento. 

O ano seguinte, então, gerou um salto de 18%. No início de 2021, a pandemia do coronavírus era responsável por quase 4 mil mortes por dia no país e as medidas de isolamento ainda estavam em vigor.

Para realizar o divórcio em cartório de notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), onde os cônjuges, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um cartório, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Após entrar em contato com o cartório escolhido e agendar a videoconferência, é possível realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda. Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares. (Fonte: VejaRio)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: