Depois de 7 de setembro, 2023 ainda terá cinco feriados em dias de semana

Depois de dois anos seguidos, o Natal vai cair numa segunda-feira
sábado, 09 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Setembro chegou e ainda tem feriadões para quem tem planos de usar as folgas prolongadas para curtir viagens ou recuperar as energias em fins de semana mais compridos. Até o fim do ano, sem contar com o da Independência, mais cinco feriados vão cair em dias de semanas.

O primeiro feriado deste segundo semestre é o da Independência do Brasil, celebrado na última quinta-feira, 7. Depois, tem o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Os dois em quintas-feiras.

Em novembro, o Dia de Finados, 2, também cairá numa quinta, enquanto a Proclamação da República, dia 15, será numa quarta-feira. O da Consciência Negra, 20, feriado em algumas cidades do país, cairá numa segunda-feira, assim como, em dezembro, o feriado de Natal, dia 25, também será numa segunda-feira.

Confira o calendário

  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;

  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;

  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;

  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;

  • 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (adotado em parte das cidades brasileiras por leis municipais);

  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Nacionais e locais

Feriados nacionais são aqueles previstos em lei federal e que valem para todo o território nacional. Existem ainda os feriados locais, que dependem da cidade ou do estado. 

O Dia da Consciência Negra, por exemplo, que neste ano cai em uma segunda-feira, não é considerado feriado nem ponto facultativo nacional, já que depende de lei municipal ou estadual. Mas é feriado no Estado do Rio.

Já o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, neste ano cairá em um sábado. A data não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários e suspender o atendimento nas repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: