Como prevenir as doenças mais comuns em crianças na primavera

Cuidados que podem evitar quadros alérgicos e virais
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A primavera é a estação marcada pelo desabrochar das flores e também pelo aumento na incidência de casos de doenças alérgicas e virais. Isso acontece pela alta quantidade de pólen no ar, oscilação de temperaturas e baixa quantidade de chuvas. Especialistas chamam atenção para cuidados que podem prevenir esses quadros, especialmente em crianças.

Doenças respiratórias

Nas crianças, os problemas respiratórios mais comuns nessa época do ano são a rinite alérgica, que apresenta sintomas como tosse, espirro, coceira e congestão nasal, e a asma, também chamada de bronquite, que faz com que os pacientes apresentem tosse persistente, falta de ar e chiado no peito. 

“Ao apresentar sintomas respiratórios, os pais devem procurar seu médico de confiança para que seja feita avaliação, diagnóstico correto e orientações. Muitas vezes acaba se pensando que é gripe ou algo mais leve, mas por trás desses sintomas pode ter um quadro de rinite alérgica ou de asma”, explica o pneumologista pediátrico Paulo Kussek.

O especialista também enfatiza que, além do pólen, a inalação de poeira, alergênicos ambientais, odores fortes, bolor, ambientes frios e úmidos desencadeiam sintomas. “É importante manter os ambientes sempre limpos, arejados e, em ambientes externos, o uso de máscara também auxilia na prevenção desses quadros alérgicos”, diz o pediatra.

Doenças dermatológicas

Na pele, os quadros mais frequentes são os virais, como a doença mão-pé-boca, que tem como sintomas o surgimento de bolhas nesses locais, dor e febre; a varicela, também conhecida como catapora, que causa lesões com bolhas, prurido e febre alta; o sarampo, que provoca febre, alterações oculares e vermelhidão no corpo; e também a rubéola, que ocasiona febre e vermelhidão. 

“É muito importante monitorar a febre, e o diagnóstico dessas patologias pode ser feito de forma clínica e laboratorial. Com exceção da mão-pé-boca, todas essas outras doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação que está disponível gratuitamente em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a dermatologista Nadia Almeida.

Cuidados para proteger as crianças

  • Manter ambientes limpos e arejados;

  • Usar máscara de proteção em ambientes externos;

  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico;

  • Ter o calendário vacinal em dia;

  • Realizar o acompanhamento pediátrico periódico.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: