Comércio pode estender horário de 1º a 24 de dezembro

Empresas precisam formalizar termo de adesão à convenção coletiva
terça-feira, 21 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas, por acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, a funcionar em horário estendido no mês de dezembro, para possibilitar aos consumidores realizarem suas compras de Natal com tranquilidade. As empresas que quiserem ampliar o expediente devem homologar, nas duas entidades, termo de adesão à convenção coletiva da categoria. 

O procedimento é o mesmo adotado nos feriados, segundo o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende. “Nossa convenção prevê um único documento para vigorar no período inteiro de extensão de horário perto do Natal, dos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Tudo simples e rápido”, observa ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As lojas têm permissão para abrir até 21h do dia 1º ao dia 9; até 22h do dia 11 à véspera do Natal (dia 24); até 22h nos domingos 3, 10 e 17; e a partir das 9h nos dias 4, 11 e 18, segundas-feiras, quando normalmente respeitam a Semana Inglesa.

“Incluímos essa cláusula no instrumento coletivo porque sabemos que as pessoas ficam muito ocupadas no fim do ano e gostam de encontrar lojas abertas até mais tarde. A medida contribui para incrementar as vendas e, ao mesmo tempo, representa importante ajuda aos nossos clientes”, afirma Braulio.

O presidente do Sincomércio e da CDL acrescenta que o termo de adesão serve para regulamentar o atendimento do setor em datas e horários especiais e para preservar os direitos trabalhistas dos comerciários. 

“A oficialização do termo, nos sindicatos patronal e laboral, reitera o compromisso dos empresários com as determinações do instrumento coletivo. Insistimos para que não deixem de fazer a adesão”, convoca.

Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que seguem a convenção coletiva em sua integralidade.

Mais policiamento ostensivo 

O presidente da CDL e do Sincomério solicitou ao 11º Batalhão de Polícia Militar e à 151ª Delegacia de Polícia Civil reforço no policiamento das ruas em dezembro, de modo a garantir proteção aos consumidores e às empresas do comércio que cumprirão expediente maior. Em correspondências endereçadas ao comandante do 11º BPM, tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, e ao delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessoa, ele destacou a relevância da presença de policiais nas vias públicas para a segurança do Natal em Nova Friburgo.

“Intensificar o policiamento se mostra indispensável numa época em que cresce o movimento nas ruas, nas lojas e nos bancos, e os consumidores circulam com mais dinheiro e sacolas de compras, se tornando vulneráveis a assaltos e roubos. Confiamos no acato ao nosso pleito pelo batalhão e pela delegacia, como acontece em todos os anos”, assinala Braulio Rezende.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: