Brasileiro de Futmesa tem friburguense vice-campeão

Estiveram presentes atletas de grandes clubes do Rio como Friburguense, América, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, América de Três Rios e Liga Campista
quarta-feira, 14 de junho de 2023
por Vinicius Gastin
Friburguense esteve representado por experientes e jovens botonistas na competição (Fotos: Divulgação)
Friburguense esteve representado por experientes e jovens botonistas na competição (Fotos: Divulgação)

O futebol de mesa teve um fim de semana de glória. O Rio de Janeiro recebeu os melhores atletas do país para a disputa da 33ª edição do Campeonato Brasileiro Individual da modalidade, o famoso futebol de botão, como é popularmente conhecido o esporte. O Centro de Eventos do ParkJacarepaguá, na Zona Oeste carioca, foi o palco do Brasileirão de Futebol de Mesa 2023 com jogos na modalidade 12 Toques, regra brasileira reconhecida internacionalmente, e com a participação das categorias adulto, master e sub-18.

Estiveram presentes atletas de grandes clubes do Rio como Friburguense, América, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, América de Três Rios e Liga Campista, além de times e associações de todo o país como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Internacional-RS, Sport Recife, Avaí, Londrina e Atlético Goianiense, entre outros. Esta edição da competição teve a participação do Distrito Federal e de 14 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nas fases eliminatórias Quinho Zuccato superou os ex-campeões mundiais Rogério Nascimento e Nando. Em outra final emocionante Quinho Zuccato (XV de Agosto-SP), por ter a melhor campanha da categoria, necessitava apenas do empate para vencer, mais uma vez, um campeonato brasileiro adulto. Entretanto, o friburguense Marcus Vinícius, atleta do Vasco, foi um adversário duríssimo e estava ganhando a partida por 6 a 5 faltando cerca de um minuto para a partida acabar.

O botonista da cidade de Socorro-SP deu a saída rapidamente e colocou a bola dentro da área do adversário. Marcus Vinícius adiantou o goleiro e, em um chute executado após o soar da campainha, empatou a partida, em 6 a 6 vencendo a competição. Com essa conquista, de forma invicta, Quinho Zuccato se torna o maior campeão brasileiro da história da categoria adulto, com seis títulos (2003, 2004, 2007, 2017, 2022, 2023).

O terceiro lugar foi Pedro Neto, companheiro de clube do multicampeão Quinho, com grande campanha. O Rio de Janeiro teve ainda outros destaques: Nando (Vasco) em 4º lugar; Amon-Rá (AmÉrica) em 5º lugar, Felipinho (Vasco) em 6º lugar; Hiego (Friburguense) em 9º lugar; Marcos Antunes (Fluminense) em 11º lugar; e, Bira (América) em 16º lugar, completando os atletas da Fefumerj (Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro) na Divisão Principal da competição.

Nessa categoria, a mais competitiva da modalidade, ficou evidenciado que o eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Paraná continua comandando a Bola 12 Toques. Entretanto, deve-se destacar a brilhante participação dos atletas de Pernambuco que mostrou que o estado torna-se uma das potências da modalidade.

A final entre Mário Novaes (CEP 2024-SP) e Ivo Castro (Marcílio Dias-SC) garantiria um campeão brasileiro inédito para a categoria master. A partida estava empatada em 4 a 4, o que daria o título ao atleta santista quando o atleta de Itajaí-SC teve um último chute de longe, após o soar da campainha, que não foi convertido em gol, dando a Mário Novaes o campeonato da categoria master. O terceiro lugar foi Teruel, do Corinthians. Os melhores atletas do Rio foram Ramos (América) em 10º lugar e Marcão (Fluminense) em 13º lugar.

Já na categoria sub-18, o campeão foi João Antônio (Londrina), que venceu Melli Jr. (Palmeiras) na final pelo placar de 45 a 2. O atleta do Paraná teve 13 vitórias e apenas uma derrota. O destaque do Rio foi o terceiro colocado. José Augusto (América), que originalmente disputa a modalidade dadinho e teve a sua primeira competição oficial na regra 12 toques. Na 2ª divisão da categoria, o garoto JP Heringer, do Friburguense, faturou o título.

Com entrada gratuita, o público assistiu aos jogos e participou de oficinas para aprender a regra oficial da modalidade. As partidas também foram transmitidas, ao vivo, no canal Mundo Botonista no YouTube. O evento arrecadou mais de uma tonelada de alimentos doados pelos atletas e visitantes, a serem destinados à campanha Mesa Brasil do Sesc Rio.

Resultados

2ª Divisão

  • Campeão: Rodrigo Ribeiro (Meninos-SP)
  • Vice-campeão: Rhaniery (Vasco da Gama-RJ)
  • 3º lugar: Thiago Penna (Vasco da Gama-RJ)

3ª Divisão

  • Campeão: Lucas Cavalcante (América-RJ)
  • Vice-campeão: Bel (AABB-Caruaru-PE)
  • 3º lugar: Clóvis Pirica (Friburguense-RJ)

4ª Divisão

  • Campeão: Giorgio (Círculo Militar-SP)
  • Vice-campeão: Albarello (Cisplatina-SP)
  • 3º lugar: França (Cisplatina-SP)

5ª Divisão

  • Campeão: Quartim (Círculo Militar-SP)
  • Vice-campeão: Diogo (Friburguense-RJ)
  • 3º lugar: Zero (Corinthians-SP)
  • Pódio da categoria principal teve a presença do friburguense e multicampeão Marcus Vinicius

    Pódio da categoria principal teve a presença do friburguense e multicampeão Marcus Vinicius

  • Competição movimentou o feriado prolongado no Rio de Janeiro, com atletas de todo o país

    Competição movimentou o feriado prolongado no Rio de Janeiro, com atletas de todo o país

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: