Brasil começa a receber nesta sexta vacinas da Índia

País libera dois milhões de doses da AstraZeneca, de Oxford, para enfrentar Covid
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Brasil começa a receber nesta sexta vacinas da Índia

O governo da Índia liberou as exportações comerciais da vacina de Oxford contra a Covid-19, com a previsão de enviar já nesta sexta-feira, 22, as primeiras remessas para o Brasil e Marrocos.

A informação foi dada nesta quinta pelo secretário das Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters.

O Ministério da Saúde, em nota oficial emitida à tarde, confirmou a informação. "O Ministério da Saúde informa que os dois  milhões de doses da AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta no fim da tarde. A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao Aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim", informou em nota.

Até agora, a Índia só havia enviado doses a países vizinhos. O governo indiano havia suspendido a exportação até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, no fim de semana passado.

O Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar a carga  que comprou do Instituto Serum. Na quarta, 20, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, disse que não havia prazo para receber o carregamento.

Na segunda, 18, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello,  atribuiu à "diferença de fuso horário" a dificuldade das negociações, sem explicar por que não houve problemas com a China.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra