Basquete perde Gerasime Bozikis, o Grego, aos 79 anos

Ex-presidente da Confederação Brasileira da modalidade, ele esteve em dezembro em Friburgo, cidade de sua família e onde será sepultado
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Grego sempre teve carinho por Nova Friburgo, onde esteve em dezembro (Arquivo AVS)
Grego sempre teve carinho por Nova Friburgo, onde esteve em dezembro (Arquivo AVS)

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Bozikis, o Grego, morreu nesta sexta-feira, 4, aos 79 anos. A causa não foi revelada. Grego comandou a entidade de 1997 a 2009. Nascido em Atenas, o dirigente chegou ao Brasil aos 16 anos. Atuou como jogador de times como Sírio, Botafogo, Nova Friburgo, América e Tijuca.

Grego, que faz parte do comitê de ética da FIBA na Suíça, tem uma grande gratidão por Nova Friburgo, onde será sepultado neste sábado, 5, às 16h, no Cemitério São João Batista. O velório será  realizado no Memorial SAF. 

"Quando minha família veio da imigração para o Brasil, foi Friburgo que nos acolheu e por muitos anos atuamos na Avendia Alberto Braune com a tradicional Casa Copacabana. Até hoje nossa família está em Friburgo. Quanto à parceria com a Firjan, outras cidades que possuem centros de treinamento, não têm um ginásio do porte que temos em Nova Friburgo. Seremos o primeiro centro de treinamento com excelência - Friburgo será a cidade do basquete. Teremos equipamentos de qualidade e um ginásio de primeiro mundo numa cidade maravilhosa, que tem todas as condições para que possamos dar um desenvolvimento grande no basquete brasileiro. Esse é um sonho de 13 anos que agora se torna realidade. Será um grande presente para Nova Friburgo. Vamos realizar nosso sonho e ao mesmo tempo presentear a cidade”, afirmou em dezembro, quando esteve em Nova Friburgo para participar do lançamento do projeto que vai transformar Friburgo na casa da Seleção Brasileira de Basquete.

Na ocasião, Grego visitou a redação de A VOZ DA SERRA, no Espaço Arp, em companhia do empresário Tony Ventura, um dos maiores entusiastas do basquet em Nova Friburgo. A casa da Seleção Brasileira de Basquete será montada no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no distrito de Conselheiro Paulino, graças a uma  parceria entre o sistema Firjan/Sesi e a CBB. O novo prédio da Firjan será construído no mesmo terreno do ginásio. O investimento Firjan/Sesi + CBB será realizado a partir da captação de recursos para projetos nas leis de incentivo municipais, estadual e federal de esporte. A previsão do início da obra é para o segundo semestre de 2022 e de um ano e meio para a realização da obra. Com isso, a expectativa é que o primeiro jogo no novo ginásio aconteça no segundo semestre de 2023.

"Grego era um apaixonado pelo esporte. Um cara que pude conhecer melhor após assumir a presidência da CBB e que me surpreendeu positivamente pela sua simplicidade e pelo seu caráter. Meus pêsames à família e meu carinho. Sintam-se abraçados e orgulhosos pelo homem que ele foi. Meu respeito e admiração", disse o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Grego foi presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro entre 1985 e 1996. Também foi diretor de basquete do Botafogo. Após a passagem pela CBB, Grego foi presidente da Consubasquet, instância máxima do basquete na América do Sul, e fazia parte do Comitê e Conselho de Ética da Fiba, instância maior da Federação Internacional de Basquete. Grego se candidatou novamente à presidência da CBB em 2013 mas foi derrotado.

Em 2009, ano em que deixou a CBB, Grego concorreu à reeleição, mas retirou sua candidatura pouco antes da votação. Na ocasião, Carlos Nunes, que tinha sido seu aliado, foi eleito. Grego tinha perdido apoio das principais federações estaduais. Ao deixar a CBB, Grego afirmou ter deixado R$ 1,5 milhão em caixa e um patrocínio de R$ 44 milhões por quatro anos com uma estatal.

Notas do prefeito e da Firjan

Em sua rede social, o prefeito Johnny Maycon divulgou uma nota de pesar. "Bozikis nasceu em Atenas, na Grécia, mas chegou ao Brasil aos 16 anos e, como jogador, atuou em Nova Friburgo. Em conversa recente quando o município foi oficializado como a Capital Nacional do Basquete, em dezembro, Gerasime nos disse: sou grego de nascimento, mas friburguense de coração. Prestamos nossos mais profundos pesares a toda família, parentes e amigos. Nos orgulhamos em saber que um dos homens mais importantes do basquete brasileiro tinha Nova Friburgo como lar em seu coração".

A Firjan Centro-Norte Fluminense também emitiu nota lamentando a perda. “Uma grande perda! Um ser humano que fará muita falta. É uma honra ter tido o Grego ao nosso lado como o grande articulador dessa parceria. O seu legado será a paixão pelo basquete, através de muitos jovens que serão contemplados com esse projeto”, afirmou Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.

A equipe de A VOZ DA SERRA se solidariza com a família neste momento de dor.

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário