Atraso nos salários: paralisação de médicos da UPA chega ao nono dia

Profissionais, contratados através da OS Viva Rio, receberam, com atraso, apenas 28% do que tinham direito
quinta-feira, 17 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Desde o último dia 9, os médicos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, estão atendendo apenas casos de urgência ou emergência. A paralisação dos profissionais  acontece em protesto ao atraso nos salários de outubro que deveriam ter sido pagos integralmente até o último dia 8. Um dia depois do início do ato, no último dia 10, a Organização Social Viva Rio, responsável pela contratação dos funcionários da UPA de Nova Friburgo pagou apenas 28% dos salários devidos.

Na ocasião, a Viva Rio informou, através de nota, que os salários foram pagos de forma parcial no dia 10 e que aguardava novos repasses da Prefeitura de Nova Friburgo para a conclusão dos pagamentos. Informou ainda que  “houve uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde onde foi exposto à gestão municipal a dificuldade interna do cumprimento contratual que faz parte do acordo de empresas que prestam este tipo de serviço.”        Também por meio de nota, a prefeitura informou, na época, “que já efetuou todos os repasses previstos no contrato à O.S. Viva Rio, que suas obrigações estão rigorosamente em dia.”

Com o impasse, houve uma reunião na manhã da última segunda-feira, 14, entre representantes da Prefeitura de Nova Friburgo, da OS Viva Rio e do Ministério Público do Trabalho visando encontrar uma solução para o fim da situação em que se encontra a UPA de Conselheiro Paulino. No encontro, o procurador do Trabalho solicitou que as partes enviem documentos para análise. A prefeitura informou que providenciou tudo o que foi solicitado no mesmo dia. A nota ainda informou que “foi constatado, na reunião, que o município está em dia com seus repasses junto à OS.” Entramos em contato com a OS Viva Rio, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta.

A prefeitura também informou, em nota, que “a Secretaria Municipal de Saúde notou um aumento de atendimentos no Hospital Municipal Raul Sertã, mas não houve necessidade de realocação de médicos.” O município ainda informou que o atual contrato com a Viva Rio termina hoje, 17, e que os procedimentos administrativos para a sua renovação já estão concluídos.

Nova UPA em Olaria

Na semana passada, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, no Rio de Janeiro, e, na ocasião, foram debatidas a instalação da nova UPA e do novo hospital das clínicas de Nova Friburgo.

“O encaminhamento para a desapropriação do terreno do antigo Sase, no bairro Olaria, para a construção da nova UPA está bem avançado. Já a UPA de Conselheiro Paulino dará espaço no futuro a um novo e moderno hospital das clínicas”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito, o novo hospital atenderá todas as diretrizes apontadas pela legislação vigente, o que significa que haverá um aumento substancial da captação de recursos que hoje são inviáveis devido às dificuldades encontradas para fazer as devidas adequações nos espaços físicos do Hospital Raul Sertã.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: