Associação Friburguense de Kart anuncia novidades para a temporada 2023

Nesta temporada, além do Campeonato Friburguense onde todos os pilotos inscritos disputam os troféus ao fim da temporada
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
por Vinicius Gastin
Associação Friburguense de Kart preparou calendário com diversas provas e atividades este ano (Fotos: Ariane Zebende)
Associação Friburguense de Kart preparou calendário com diversas provas e atividades este ano (Fotos: Ariane Zebende)

Nos últimos anos, mais uma modalidade entrou para o calendário de eventos esportivos de Nova Friburgo: o kart. A partir da criação da Associação Friburguense (AFK), pilotos de ambos os sexos e mais variadas idades, do município e da região, se reúnem regularmente para a disputa de provas e competições, promovidas no Kartódromo Internacional de Guapimirim.

Nesta temporada, além do Campeonato Friburguense onde todos os pilotos inscritos disputam os troféus ao fim da temporada (para os cinco melhores colocados, com prêmios exclusivos), algumas subcategorias foram criadas para participantes que disputarão títulos, desde que se enquadrem em algumas regras específicas. São elas: categoria feminina, estreantes, pesados e máster.

Os pilotos inscritos então disputam o título principal da Categoria Open, e determinados competidores também duelam por troféus - desde que preencham requisitos. As corridas são realizadas em karts de aluguel, de 13hp. Outra inovação para esta temporada é a adoção da Direção de Prova em tempo real, na qual uma equipe faz a fiscalização das corridas para garantir a melhor disputa entre os pilotos dentro das regras. A equipe também fica responsável pela eventual aplicação de punições.

“Desde o primeiro regulamento, o objetivo foi tornar as corridas competitivas baseado no fair play e cumprimento das regras. Segurança e aprendizado constante é nosso norte. Somos rígidos na aplicação de advertências quando algum piloto não cumpre o regulamento de conduta na pista. Exemplo prático é que o resultado oficial da prova somente ocorre após a avaliação da etapa, análise de eventuais recursos e reunião do staff”, ressalta a Associação.

Um marco fundamental

A Associação Friburguense de Kart, além do esporte em si, busca construir outras oportunidades de lazer para os friburguenses, além de um projeto social sendo rascunhado, semelhante ao Projeto IBKart, da Família Barrichello. Há ainda a ideia do impulsionamento turístico para o município e cidades vizinhas, através da sonhada inauguração de um complexo automobilístico.

“A construção do Kartódromo Internacional de Nova Friburgo trata-se de marco fundamental para que esse objetivo seja alcançado. Nossa cidade está no centro do Estado e não há localização melhor que a estrada Friburgo-Teresópolis (Tere-Fri) para a construção deste empreendimento. Caso o empreendimento seja nesta região acreditamos que toda logística fique bem acessível de maneira geral. Para a construção de um kartódromo que atenda as especificações da CIK-FIA com objetivo de receber competições nacionais e internacionais, é necessário um terreno de aproximadamente 40 mil m2 de área. Estamos calculando um investimento entre 12 e 15 milhões de reais”, ressalta a Associação.

A concretização de um sonho

O grupo também avalia outras possibilidades, com investimentos menores, que também poderia viabilizar o projeto. “Estamos bastante esperançosos que, a partir da construção do Kartódromo Internacional em Nova Friburgo, nossa cidade seja colocada em uma posição de destaque no cenário dos entusiastas do esporte a motor, gerando empregos, inclusão social, comércio e turismo.”

Embalados com a repercussão na mídia e o surgimento de patrocinadores e apoiadores, foi feita abordagem a um empresário friburguense para que a ideia de construção do kartódromo (dentro das normas da FIA – Federação Internacional de Automobilismo) se torne realidade.

“Temos um projeto quase finalizado sobre a pista e todo, ou seja, a área total onde teríamos outras atividades relacionadas ao automobilismo e agregaria valor social gerando impacto na vida de nossa cidade e de seus cidadãos. Várias pessoas participaram do estudo, como o ex-piloto de Fórmula 1 – Roberto Pupo Moreno, que possui notável conhecimento técnico do assunto. Nossa associação é bem relacionada com alguns grupos de kart e em especial com a AMIKA que é a maior do Brasil e organiza o Brasileiro de Kart Indoor.”

O começo dessa história

 A Associação Friburguense de Kart surge a partir de julho de 2018, quando um grupo de seis amigos se reuniu para andar de kart no KIG – Kartódromo Internacional de Guapimirim. Nos meses seguintes houve outros encontros e mais pessoas foram se juntando ao Grupo. A ideia então de transformar corridas amistosas em competição foi crescendo até que em janeiro de 2019 surge o Friburgo Kart Clube. Juntamente com a agremiação formata-se o primeiro Campeonato de Kart Amador de Nova Friburgo, tendo este reunido 45 (quarenta e cinco) pilotos.

A primeira etapa daquela competição foi realizada no dia 17 de fevereiro do mesmo ano. Já no início de 2020, motivado pelo sucesso do nosso clube, fundamos a AFK – Associação Friburguense de Kart, entidade sem fins lucrativos e que possui a finalidade de promover cada vez mais a prática do kartismo em nossa cidade.

  • Competições acontecem em Guapimirim, mas sonho de ter kartódromo em Nova Friburgo segue vivo

    Competições acontecem em Guapimirim, mas sonho de ter kartódromo em Nova Friburgo segue vivo

  • Disputas prometem ser ainda mais acirradas durante esta temporada

    Disputas prometem ser ainda mais acirradas durante esta temporada

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: