AFFM divulga calendário de atividades e campeonatos para 2023

Além das competições, a Associação Friburguense também quer incentivar e ampliar a prática do futebol de mesa em Nova Friburgo
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
por Vinicius Gastin
Atrair novos participantes e ampliar a prática do futmesa são metas da AFFM para a temporada (Fotos: Reprodução)
Atrair novos participantes e ampliar a prática do futmesa são metas da AFFM para a temporada (Fotos: Reprodução)

Passam os anos, as tecnologias evoluem, mas o futebol de mesa resiste a todos esses avanços. Uma das mais tradicionais modalidades esportivas, em Nova Friburgo, o popular “jogo de botão” revela talentos, leva o nome do município a lugares diversos do país e mostra fôlego para continuar crescendo. Para incentivar a prática, a Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM)  desenvolveu um calendário de atividades e campeonatos para 2023, inteiramente gratuitos e abertos para quem tiver interesse em participar ou aprender.

As competições da modalidade 12 Toques serão promovidas na sede do Friburguense Atlético Clube, enquanto os campeonatos de Dadinho, Pastilha e Carpete acontecem na sede da AFFM, na Rua Prefeito José Eugênio Muller, 222, no Centro. O calendário de eventos, montado pela Associação, prevê os campeonatos Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão, numa referência às principais competições nacionais e do Estado disputadas pelas equipes de futebol do Rio de Janeiro. Seguindo da mesma forma que o esporte mais popular do planeta, o primeiro campeonato será o Carioca, no próximo dia 29 de janeiro, na Modalidade 12 Toques.

O “Estadual” da modalidade Pastilha vai acontecer em fevereiro, enquanto aqueles que preferem o Dadinho poderão mostrar as habilidades em março. O evento da modalidade Carpete, em abril, encerra o Carioca.

Logo na sequência terá início as competições pela Copa do Brasil. Em maio é a vez da modalidade 12 Toques, e em junho, da Pastilha. Os jogos da categoria Dadinho, em julho, e Carpete, em Agosto, encerram a Copa. O Brasileirão começa logo depois, em setembro, para 12 Toques, e segue em outubro, para a Pastilha; Novembro, para Dadinho e Dezembro para Carpete.

Além das competições, a Associação Friburguense também quer incentivar e ampliar a prática do futebol de mesa em Nova Friburgo. Para tanto, também de forma inteiramente gratuita, há um calendário de treinos programado para este ano. Às quintas-feiras, a partir das 18h30, ocorrem os treinos e atividades da modalidade Dadinho. Às sextas, a partir do mesmo horário, é a vez daqueles que preferem Pastilha e Carpete. Aos sábados os treinamentos são livres, para todas as modalidades, a partir das 14h. Aos domingos, no Friburguense Atlético Clube, ocorrem as atividades da modalidade 12 Toques, a partir das 9h.

Ao incentivar a prática do futebol de mesa, além de promover as inclusões esportiva e social, a AFFM também pode pinçar novos botonistas de talento para compor as equipes que disputam campeonatos no estado e pelo país. Em 2022, por exemplo, a equipe do Friburguense alcançou resultados expressivos, bem como atletas de Nova Friburgo que atualmente estão em outras equipes. Um dos momentos marcantes, em dezembro, foi o Campeonato Estadual Individual 2022 da modalidade Pastilha, realizado no ginásio Helena Decacche, do Friburguense Atlético Clube.

União de talentos

O evento contou com a participação de atletas do Friburguense, AA Light, Bangu Atlético Clube, Vasco da Gama e Fluminense. A competição desta mesma modalidade entre clubes aconteceu no mês de agosto, e contou com a participação de sete equipes. O Tricolor da Serra teve participação destacada, e conseguiu alcançar o vice-campeonato. O Vasco, campeão, contou com o reforço de botonistas friburguenses na última temporada.  

Além da modalidade Pastilha, o cruzmaltino de Marcus Vinicius, Pablo Pereira e Rhaniery também acabou faturando o Campeonato Estadual Interclubes de Futebol de Mesa da modalidade 12 toques. Na última rodada do segundo turno, a Taça Rio, o time vascaíno venceu exatamente a AFFM / Friburguense, em São Januário. O Vasco também confirmou o favoritismo e faturou a Taça Rio, equivalente ao segundo turno do Campeonato Estadual Interclubes de Futebol de Mesa da modalidade 12 toques.

  Outro destaque foi o Campeonato Estadual Individual da modalidade 12 toques, em duas categorias, adulto e master. A sexta e última etapa contou com atletas do Friburguense, América, Botafogo, Entrerriense, Flamengo, Fluminense, Olaria e Vasco. Na Categoria Adulto, o friburguense Daniel Couto conseguiu um vice-campeonato na Série Ouro. Os friburguenses Marcus Vinícius, na quarta colocação, e Rhaniery, na sexta, também se destacaram defendendo o Vasco. Outro resultado positivo foi alcançado por Vinicius Mendes, da AFFM / Friburguense, vice-campeão da Série Prata desta etapa.

O ano especial para Nova Friburgo no futebol de mesa também contou com Marcus Vinicius participando de um título mundial com a Seleção Brasileira. Nos últimos três conquistados pelo Brasil na modalidade 12 toques, o botonista esteve presente.​

  • Dentre os resultados expressivos, o Friburguense foi vice-campeão no Interclubes de Pastilha de 2022

    Dentre os resultados expressivos, o Friburguense foi vice-campeão no Interclubes de Pastilha de 2022

  • Atividades vão acontecer nas sedes da Associação e do Friburguense Atlético Clube

    Atividades vão acontecer nas sedes da Associação e do Friburguense Atlético Clube

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: