Abertas inscrições para o vestibular do Cederj

Há também pré-inscrição para o ingresso por cota, ação afirmativa e isenção da taxa
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O vestibular Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) para o primeiro semestre do ano que vem está com inscrições abertas e com pré-inscrição para ingresso no sistema de cotas, reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e reserva de vagas para professor, além da isenção da taxa de pagamento.

O prazo se estende até o dia 2 de outubro e a solicitação deve ser feita pelo site. O concurso é para ingresso em 17 cursos de graduação ofertados na modalidade semipresencial de forma gratuita no âmbito do Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os aprovados no vestibular do Cederj serão matriculados em uma das sete instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O Cefet, a Uerj e a UFF possuem unidades em Nova Friburgo. 

As graduações oferecidas pelo vestibular do Cederj para o primeiro semestre de 2023 são: os bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Meteorológica; licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo; e as tecnologias em Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

O concurso contará com aproveitamento de notas de mais de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato que pretende utilizar a nota do Enem deve prestar atenção às regras definidas por cada universidade. Quem desejar fazer uso do que dispõe o decreto estadual 43.065, de 08/07/2011, que trata dos direitos de travestis e transexuais em utilizarem o nome social, deve enviar e-mail para vestibular.cederj.prograd@id.uff.br, informando o número de requerimento e o nome a ser inserido como nome social.

Inscrição para ampla concorrência

Já as inscrições para a ampla concorrência vão abrir em 3 de outubro e se encerrarão no dia 27 deste mesmo mês. A taxa de inscrição é de R$ 89,90 e pode ser paga até 28 de outubro. Clique aqui para se inscrever.

Ensino no Consórcio Cederj

Os cursos ofertados pelo Consórcio Cederj são semipresenciais e utilizam ferramentas de estudo e interação, tais como: material didático próprio, especialmente preparado para educação a distância, e ambiente virtual de aprendizagem que disponibiliza ferramentas que garantem recursos pedagógicos, atividades e interatividade; sistema de apoio à aprendizagem, baseado em tutoria presencial e a distância; processo de avaliação presencial, realizado nos polos regionais, que contam ainda com laboratórios, biblioteca e salas de informática.

LEIA MAIS

Os interessados devem se apressar, pois inscrições vão só até sexta-feira

Evento acontecerá de 12 a 18 de setembro pela internet. Inscrições vão até 21 de agosto

São 17 cursos gratuitos oferecidos por universidades públicas em todo o estado no modelo Educação a Distância

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra