02 de dezembro — Dia Nacional da Astronomia

Data foi instituída em uma Conferência de Astrônomos em Pernambuco
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A data que homenageia a astronomia — ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele, como planetas, estrelas, satélites naturais etc — foi instituída em uma conferência de astrônomos realizada no Recife em 1978, e celebra o aniversário do imperador Dom Pedro II, que era astrônomo amador. Em uma noite de 1858, ele contemplou os céus de Recife a partir da cúpula móvel da Torre Malakoff, onde funcionava um observatório, que auxiliava as navegações. 

Uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo e demais comportamentos dos corpos celestes espalhados por todo o universo. Desde 2000 a.C, há registros de que os chineses já possuíam escolas sobre a matéria. Também os gregos, egípcios e muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam a ciência.

Os estudiosos e pesquisadores que se dedicam à ciência da astronomia, olham para o céu em busca de respostas para as grandes e pequenas questões sobre o que existe além da imensidão do "manto azul" do firmamento terrestre. Observam atentamente as galáxias e, por meio das imagens e tecnologias aplicadas, estudam as composições de todos os elementos, bem como suas movimentações no espaço. A Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia e Planetologia são ramos científicos da Astronomia.

Para celebrar a data, o Espaço Ciência indica a observação de alguns eventos astronômicos importantes que ocorrem em dezembro. No dia 21 começa oficialmente o verão no Hemisfério Sul, quando ocorre o Solstício e o sol atinge o seu maior afastamento do Equador, gerando o dia mais longo do ano. Para facilitar as observações, é possível baixar no celular alguns aplicativos gratuitos de Astronomia, como:

Sky Map: O aplicativo para Android é gratuito e vem equipado com o sistema Google Sky Map. Usa dados da bússola e do GPS para identificar corpos celestes para os quais você aponta o smartphone. Ele ainda pode lhe direcionar a um objeto que você queira observar e fazer uma “viagem no tempo” para mostrar onde ele vai estar em alguma outra hora. No entanto, para o aplicativo automatizar a direção dos objetos celestes, o smartphone deve possuir “Giroscópio”.

Carta Celeste: Aplicativo gratuito, encontrado na App Store tanto para Android como para iOS, como “Star Chart”, destacando a localização de estrelas e constelações ao apontar a câmera do smartphone na direção do céu.

Lunar Map – Este aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Trata-se de um mapa da Lua, com nomes de crateras, mares, cadeias de montanhas, além dos respectivos diâmetros.

ISS Detector – Este aplicativo é gratuito e está disponível para Android. Com ele é possível localizar a posição da Estação Espacial Internacional (ISS), recebendo também notificações quando a Estação estiver passando na sua localidade, já que é possível vê-la a olho nu.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: