A VOZ DA SERRA é o jornal que a gente ama!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

            Quando recebemos o calendário com os tradicionais 365 dias do novo ano, olhamos aquela infinidade de números e a sensação que nos vem é a de que o tempo vai demorar a passar. Ainda bem que é só uma impressão, porque, muitas vezes, nem dá tempo de cumprir as metas estabelecidas. O Caderno Z do último fim de semana traduziu os nossos sentimentos de ansiedade e o estresse não fica fora do pacote de informações para rompermos bem o mês de dezembro. Uma dica importante que vale por todas: “Não tente controlar o incontrolável”. É primordial que se ressignifique os erros e os transformemos em aprendizado”. Praticar a gratidão, agradecendo a quem fez parte do nosso ano.

            Não basta vestir azul para a conta bancária sair do vermelho. O “Z”, especialista em bons conselhos, orienta: “ O primeiro passo deve ser o corte de despesas supérfluas. Negociar dívidas, aproveitar o 13º para reduzir parcelas ou mesmo arranjar uma renda extra são algumas medidas para azular um saldo positivo. As ideias não param por aqui, pois é uma boa época para fazer um bazar, alugar sua casa para temporada, cuidar de pets para quem vai viajar e até mesmo um emprego temporário.     

Wanderson Nogueira nos deu o incentivo: “Coragem? Temos de sobra. Medo? Também. Às vezes, o que não se tem é escolha. Com coragem ou medo é necessário enfrentar suas lutas exclusivas que, por mais que se assemelham às dos outros, é sua e só você pode mergulhar. Seria fácil apenas dizer: vai! Aqueles tais 30 segundos de insanidade talvez seja o que se precise para ir. Os tais segundos que não pensamos em temor ou consequências, se faz o que precisa ser feito e que mais ninguém pode fazer por você. Resultado? É tudo que vem depois de decidir entrar no jogo...”. Beleza!!

            Em “Há 50 anos”, o então governador do Estado do Rio de Janeiro, Raymundo Padilha, esteve em Nova Friburgo, em 1973, para inaugurar o início do asfaltamento da estrada Friburgo-Teresópolis. A cerimônia contou com a presença das mais altas autoridades e de membros da Arena friburguense, do ex-prefeito Feliciano Costa e do prefeito Amâncio de Azevedo que conduziu o cerimonial. Certamente foi um grande feito que beneficiou não só as duas cidades, mas toda a Região Serrana.

            O Cão Sentado, na charge de Silvério, jamais viu tanto calor. Que osso duro de roer, minha gente! Sãos os ossos do ofício do verão antecipado! Outra notícia quente é a classificação do Friburgo Vôlei Master para a Superliga em 2024. Nesta quarta-feira, 22, às 15h, na Câmara Municipal, será realizada a sessão de conclusão dos trabalhos desenvolvidos em 2023 do projeto Câmara Jovem. Parabéns! Cidadania em ação.

            Celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é manter viva a consciência de Zumbi, o líder, herói do Quilombo de Palmares. Morto numa emboscada em 1695, são mais de 300 anos da luta iniciada por Zumbi e que ainda requer, à custa de outras lutas, uma afirmação perante a humanidade. Dizer “Não” ao racismo nem seria necessário se os humanos fossem humanos de verdade. Qualquer forma de segregação é deplorável.

            Voltado ao tema do “Z”, não resta dúvida de que novembro é sempre um bom arauto das boas novas. As pessoas começam a pensar no fim de ano, nos planos para a ceia natalina, o amigo secreto, tudo, enfim, marca um período muito bonito. As lojas se enfeitam e as especializadas em decoração natalina exibem vitrines de puro encantamento. Aqui no Brasil, o país tropical, nós ainda temos muito dos costumes europeus. Basta dizer que a roupa do Papai Noel coloca o bom velhinho em apuros para enfrentar as altas temperaturas do nosso verão. Luzes, guirlandas, bolas, lindas toalhas, quem resiste a tanta beleza? Natal é lembrança de infância, é algo tão pessoal, tão dentro do coração que nem se define em sua abrangência. Na semana passada, minha afilhada me passou uma mensagem: “Tia, eu tenho que arranjar um namorado. Vai ser muito triste passar o Natal sozinha!”. Ao que eu respondi: “Dispensa o namorado, porque Natal a gente passa é com Jesus Cristo!” Aliás, é Jesus no coração o ano inteiro.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.