AVS é o ombro amigo de Nova Friburgo!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

      Sendo o mês da primavera, quando as cores se misturam, dando aos ambientes naturais um colorido, exageradamente, lindo, o nono mês do ano marca o “Setembro Amarelo”. É a época em que se tornam mais evidentes as campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O Caderno Z, nosso bom guia psicológico, busca sempre elucidar temas que, mesmo sendo delicados, ganham espaço para reflexões. A partir do momento em que se aborda um assunto complexo, a sua complexidade tende a ser mais bem compreendida, inclusive, quando compartilhada. O ombro amigo, uma conversa e, principalmente, uma escuta, podem até preencher um vazio na vida de alguém.

      Assim, a campanha “Se precisar, peça ajuda” se dispõe a auxiliar na valorização da vida, ressaltando que “é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida é sempre a melhor escolha”. Viver é uma estrada cheia de curvas perigosas, de buracos, de pedras e, muitas vezes, sem acostamentos para a troca de pneus. Contudo, há paisagens lindas, horizontes maravilhosos, onde nunca estamos sós, embora o silêncio possa nos incomodar. A escritora Martha Medeiros, em seu texto “A tristeza permitida”, destaca que “a quietude é armazenamento de força e sabedoria...”. O tempo de se estar triste não é de todo perdido, pois, nos leva para as reflexões, os questionamentos e isso pode nos dar melhor entendimento da própria vida.

      Wanderson Nogueira tem excelente definição sobre a nossa existência: “Sou, somos tempestade e bonança. Vento bom que nem sempre tem a pretensão de secar as roupas do varal ou a intenção de espalhar o feno duramente recolhido. A única oportunidade que tenho e temos é viver. O que faremos das possibilidades é o que nos torna tão criativos.”. Criar modos de viver é uma boa rota de fuga para sairmos de uma queda brusca da autoestima. Ainda com Nogueira, “a vida nem sempre tem que ser carnaval, pois, até carnaval tem suas quartas-feiras de cinzas! Quanto aprendizado!

      A vida, por sinal, é um grande aprendizado e, falando nisso, o Colégio Força Máxima completa seu primeiro aniversário em Nova Friburgo, justamente, suas “bodas de papel” do enlace perfeito com a educação. Parabéns! Enquanto isso, Christiane Coelho, Prêmio Sebrae de Jornalismo, nos trouxe informações sobre a finalização do contrato com a empresa de transportes de carros especializados para transportes de crianças com deficiências. As famílias beneficiadas pelo Programa Conduz, na falta de transporte, não sabem o que fazer e é evidente a insegurança sem a prestação do serviço. Outro impasse a ser resolvido, nas creches municipais, é a decisão da Justiça que obriga a prefeitura a atender crianças de 0 a 3 anos, com vagas próximas ao local de residência das famílias ou do local onde os seus responsáveis trabalham. Nesta segunda-feira, 18, celebrou-se o Dia de Conscientização do Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Ana Borges nos ofereceu matéria amplamente elucidativa e a doença, bem complexa, pode ser detectada nos primeiros três dias de nascimento, com o teste do olhinho, o TRV. A charge de Silvério nos lembrou que setembro também é o mês Verde, que trata da inclusão.

      Em “Sociais”, Davi Lucca vai festejar seus 5 aninhos na próxima quinta, 21, ao lado dos pais Renan Moreira e Joiciane Cuca Silva. A família toda se reunirá para os festejos. Vivas também para dona Yara Helena Baptista que na próxima sexta-feira, 22, um dia antes da mudança de estação, completa mais uma primavera no auge dos seus 86 anos. A ela, que é leitora assídua de nosso jornal, votos de muita saúde e felicidades.

      E o inverno que nos deixará no próximo sábado, dia 23 de setembro! Agora podemos dizer, “já vai tarde?!”. Ou vamos nos arrepender com a vinda das altas temperaturas? Para quem ama o frio, pela mostra que tivemos, a primavera não trará somente as flores, mas, com ela, virão dias de verão, fortes temporais, com alerta de transtornos e situações críticas, inclusive, para o Sudeste do país. Vamos, então, cuidar, vigiar e rezar!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.