Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

10/02/2018

Retomando nossa série sobre a influência do posicionamento isolado e relativo das rodas de um carro, é hora de falarmos sobre o caster, uma referência de grande importância sobre a qual pouca gente já ouviu falar.

Leia mais
03/02/2018

De acordo com nosso planejamento original, esta coluna deveria dar continuidade à série que pretende mostrar a complexidade do posicionamento das rodas em um veículo, e a importância de que estejam sempre em conformidade com tais estudos para que a segurança ao rodar seja preservada. Todavia, a recente mobilização de nossa cidade em torno de uma ocorrência com vítimas sensibilizou a todos e mudou meus planos. Por sorte temos bastante tempo, e podemos continuar nossa série na próxima semana.

Leia mais
27/01/2018

A essa altura, após nossas breves reflexões sobre alinhamento, balanceamento, convergência e divergência, o leitor já se deu conta de que existe muito estudo para determinar qual o posicionamento individual e coletivo das rodas mais adequado para cada tipo de veículo, e cada circunstância enfrentada. Mas as variáveis não param por aí, e hoje vamos conhecer mais uma delas: o camber.

Leia mais
20/01/2018

Começamos a ver, em nosso encontro mais recente, que fazer com que um automóvel circule de maneira suave quando equilibrado sobre quatro rodas demanda muito mais ciência do que pode parecer a olhos leigos. Especialmente em curvas, quando o ângulo e a velocidade de rotação são diferentes para cada lado, mas não apenas nelas. Tendo visto superficialmente os conceitos de alinhamento e balanceamento, é hora de conhecermos um termo que, para o motorista ocasional, só se tornarão relevantes em caso de algum problema. Refiro-me às noções de convergência e divergência.

Leia mais
13/01/2018

Vimos em nosso encontro passado a importância de uma distribuição de peso equilibrada, e também algumas dicas simples sobre como é possível alcançá-la. Agora, dando continuidade a nossa série de textos sobre a busca pelo melhor equilíbrio dinâmico no momento de pegar a estrada, é hora de falarmos sobre alinhamento e balanceamento dos pneus, estes termos quase inseparáveis que encerram conceitos bem distintos um do outro.

Leia mais
07/01/2018

Janeiro no Hemisfério Sul é sinônimo de verão e férias escolares. Alta temporada para o turismo, o que – numa cidade sem aeroporto, como Nova Friburgo – significa dizer que muita gente pega a estrada, carregando na carona o que a vida lhes deu de mais precioso. Vale a pena, portanto, a gente lembrar alguns aspectos da manutenção preventiva relacionados à preservação do equilíbrio dinâmico, a fim de que o condutor tenha à sua disposição todas as condições de trafegar em segurança, mesmo em situações adversas.

Leia mais
30/12/2017

Ao longo de 2018 não vou perder a cabeça no trânsito. Agirei sempre com a razão. Vou repetir este mantra todas as vezes antes de assumir o volante ou o guidão, e terei em mente que qualquer um que eventualmente venha a me agredir deixará de ser problema meu tão logo siga por seus rumos diferentes. Vou me lembrar sempre que não vale a pena alterar o rumo de uma ou mais vidas por causa de um estresse momentâneo.

Leia mais
23/12/2017

Conforme as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os carros novos vendidos no Brasil desde de 1º de janeiro de 2014 precisam dispor de airbag frontal duplo e do sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas. A medida não chegou a afetar o mercado de carros de luxo, que há muito já havia incorporado estes e outros equipamentos, mas gerou sensíveis impactos sobre veículos mais populares, que respondem pela grande maioria da frota nacional.

Leia mais
16/12/2017

“Quem entende de mecânica, não corre nas ruas.”

Essa frase, dita frequentemente por mecânicos mais experientes, refere-se muitas das vezes a uma pequena peça de fixação que fica escondida na suspensão, e que pouca gente conhece: o pino esférico, mais conhecido como pivô de suspensão.

Leia mais
09/12/2017

A constante evolução tecnológica aplicada a veículos pessoais vem alterando, aos poucos mas constantemente, alguns velhos hábitos que há muito estavam associados ao ato de dirigir, ou ao menos faziam parte do cânone não-oficial daquilo que significava ser um bom motorista.

Leia mais