Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

21/04/2018

Na semana passada vimos os conceitos básicos a respeito de como o desenho do automóvel pode influenciar no tipo de resistência oferecida pela atmosfera ao seu avanço, e o impacto decisivo que esse fator exerce sobre a velocidade máxima e o consumo em velocidades mais altas. Mas, ao fazermos isso, apenas tangenciamos a vastidão de interações possíveis entre o ar e veículo em deslocamento. Dessas, a que mais nos interessa diz respeito às mudanças no valor da força normal entre pneus e piso provocadas pelo contato com o ar.

Leia mais
14/04/2018

O principal fator a limitar a velocidade de deslocamento de um automóvel é a resistência oferecida pelo ar à sua progressão. É, em essência, essa resistência que, quando confrontada à potência máxima oferecida pelo motor, irá determinar a velocidade final que o veículo é capaz de alcançar.

Leia mais
07/04/2018

A pergunta que dá título a esse artigo parece meio óbvia, não? Qualquer criança de 10 anos é capaz de intuir que, numa comparação direta entre dois carros iguais, nas mesmas circunstâncias de pista, e com pneus de composição idêntica mas larguras diferentes, o que estiver com os pneus mais largos terá mais aderência disponível para acelerar, frear e percorrer curvas. Trata-se de um tema redundante, portanto. Certo?

Leia mais
30/03/2018

Shimming: conhecer para prevenir

Ao longo de diversos encontros anteriores tivemos oportunidade de ver quantas variáveis podem interferir no melhor posicionamento/ balanceamento do conjunto rodas pneus, fazendo com que surjam vibrações quando em altas velocidades. Ora, se este já é um problema sério para automóveis, o leitor pode imaginar o risco que representa para motocicletas.

Leia mais
24/03/2018

Um dos momentos mais marcantes da juventude consiste em aprender a andar de bicicleta sem o auxílio das rodinhas de apoio. Existe algo de mágico nisso, pois a criança – ou o adulto, afinal nunca é tarde para isso – sabe que se deixar a bicicleta solta e parada ela irá cair, não se sustenta sozinha. Retirar as rodinhas e se arriscar a andar sem elas, portanto, é um ato carregado de fé, de determinação, de ousadia e de coragem. É mesmo uma questão de acreditar e ir.

Leia mais
17/03/2018

Seguindo nossa rotina de dicas sobre economia e segurança no trânsito, é chegada a hora de falarmos sobre uma peça relativamente barata e pouco conhecida que pode causar grandes danos quando não devidamente observada. Estou me referindo aos rolamentos.

Leia mais
10/03/2018

Na semana passada vimos um pouco de teoria sobre como agir da melhor forma para aproveitar vagas apertadas, mantendo o carro a uma distância apropriada do meio fio – que para a maioria dos teóricos seria algo entre 25 e 30 centímetros. Hoje, no entanto, veremos alguns hábitos bastante disseminados que eventualmente parecem ajudar o motorista menos seguro a lidar com o drama das vagas, mas no longo prazo podem representar problemas muito mais sérios a quem conduz.

Leia mais
03/03/2018

Ao longo dos últimos dias, caminhando por nossas ruas, tive oportunidade de observar ao menos três casos de pessoas com dificuldades para ocupar corretamente as vagas nas quais tentavam estacionar. E, em todas estas situações, me pareceu claro que o problema não era tanto a noção de espaço (cada vez menos relevante, graças à proliferação de sensores de distância e câmeras de ré), mas o desconhecimento da teoria mesmo, de qual a melhor forma de proceder.

Leia mais
24/02/2018

Após algumas semanas dedicadas a assuntos um pouco mais pesados, nada melhor do que um tema bem leve para que possamos descontrair um pouco, não é verdade? Falemos, portanto, sobre algo que não tem a menor importância prática, mas que ainda assim desperta a curiosidade de muitos consumidores: o significado (na maioria das vezes um termo genérico, com versões ora em língua estrangeira ora em português) das siglas que diferenciam as versões de grande parte de nossos automóveis.

Confira a lista dos casos mais comuns:

Leia mais
19/02/2018

Distribuição de peso, alinhamento, balanceamento, convergência, divergência, camber, caster... Ao longo das últimas semanas, neste período do ano em que tradicionalmente mais se viaja por aqui, nos dedicamos a mostrar um pouco da complexidade – para muitos desconhecida – de se tentar dar máximo equilíbrio a uma massa irregular, quando sustentada e transportada sobre quatro rodas que precisam se comportar de maneiras distintas entre si, a fim de que o conjunto apresente o melhor comportamento possível ao longo de retas e curvas.

Leia mais