Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

09/12/2017

A constante evolução tecnológica aplicada a veículos pessoais vem alterando, aos poucos mas constantemente, alguns velhos hábitos que há muito estavam associados ao ato de dirigir, ou ao menos faziam parte do cânone não-oficial daquilo que significava ser um bom motorista.

Leia mais
02/12/2017

Muitos textos já foram escritos a respeitos dos riscos e das penalidades atrelados ao uso de telefone celular por quem dirige. Da mesma forma, fora dos limites de nossa jurisdição, diversas análises dedicam-se a estudar os efeitos destes novos meios de comunicação que parecem aproximar quem está longe e afastar quem está perto. A rigor, ambos são temas quase que inevitáveis em suas respectivas searas.

Leia mais
25/11/2017

Quem costuma dirigir pelo Rio de Janeiro provavelmente já presenciou a cena. Em vias com velocidade controlada por radar, como a Linha Vermelha, diversos veículos circulam acima da máxima permitida apenas para, de forma quase sincronizada, frearem juntos a cada ponto de fiscalização, e em seguida voltarem a acelerar.

Leia mais
18/11/2017

Gentileza. A palavrinha mágica que o profeta afirma ter a propriedade de se multiplicar sempre que aplicada é tema do Caderno Z desta edição, e a coluna Sobre Rodas não poderia perder a oportunidade de se debruçar sobre um conceito tão simples, e ao mesmo tempo tão eficiente no combate à violência no trânsito.

Leia mais
11/11/2017

Num de nossos primeiros encontros por aqui dedicamos uma coluna a falar sobre as peculiaridades da direção em condições de pista molhada. O momento atual, no entanto, sugere a necessidade de um novo texto, que possa tratar especificamente das condições que serão encontradas por friburguenses quando pegarem a estrada neste fim de ano repleto de feriados.

Leia mais
04/11/2017

Na semana passada vimos as regras básicas que regulam o transporte infantil na maioria das situações envolvendo automóveis particulares. Mas existem casos específicos que também merecem ser observados.

Leia mais
28/10/2017

Um dos mais importantes avanços na legislação brasileira voltados ao transporte infantil diz respeito à chamada Lei da Cadeirinha, de maio de 2010, que estabeleceu padrões de segurança para passageiros menores de dez anos.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças nessa faixa etária devem viajar no banco traseiro usando cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente, sempre observando que os modelos de cadeira de veículos variam de acordo com a idade (e o tamanho) de cada criança.

Leia mais
21/10/2017

Transporte infantil - parte 1: o tamanho da tragédia

Outubro é considerado o mês das crianças, em grande parte por razões comerciais. E não há mal nenhum nisso, pois o comércio precisa mesmo vender, o dinheiro precisa circular, e as crianças precisam brincar. Afinal, podemos assumir que quando uma criança brinca é sinal de que todo o resto – ao menos naquele momento – parece estar garantido.

Leia mais
10/10/2017

Comunicação na estrada – parte 1

De várias maneiras, a realidade do transporte rodoviário nacional é catastrófica. Vidas se perdem todos os dias num ritmo insuportável e é urgente que as malhas ferroviária e hidroviária sejam resgatadas e ampliadas, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros. Mas, enquanto isso não acontece, há que se buscar maneiras imediatas de reduzir o estrago causado pelo sistema atual.

Leia mais
30/09/2017

Para muitos jovens desta e de gerações passadas, a aprovação no exame de habilitação representa um salto de liberdade e responsabilidade, um importante marco de transição para a vida adulta. Natural, portanto, que o momento oposto, quando o(a) condutor(a) sente que se aproxima o momento de deixar de dirigir, seja encarado por muitos com um ar de melancolia, e visto como o início de uma fase de maior dependência e menor autonomia. Mas, será que precisa mesmo ser assim? E mais: existe alguma idade certa para pendurar a habilitação?

Leia mais