Cai a violência no trânsito

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Cai a violência no trânsito
Todos os municípios fluminenses, exceto Campos, tiveram queda na taxa de vítimas de acidentes de trânsito em 2020. O dado é da nova ferramenta do ISP (Instituto de Segurança Pública) que avalia as questões de segurança pública de todos os 92 municípios do estado. A pandemia que forçou o lockdown pode ser um dos fatores que levaram à queda.

De 6º mais violento para 12º
Nova Friburgo ocupou o 12º lugar, com 109,9 vítimas por 100 mil habitantes, uma queda de 85,2 vítimas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Boa notícia também é que Nova Friburgo caiu seis posições no ranking do qual não é bom estar entre os primeiros colocados. Araruama foi a campeã em vítimas de acidentes de trânsito com 230,9, mais do que o dobro da média friburguense. Com uma distância considerável para o 1º lugar, Niterói ficou em 2º com 203,1.    

Cidade segura
Segundo os dados da plataforma, Nova Friburgo é o 3º município menos violento com a população negra, onde se inclui crimes como violência letal intencional ou por ação de agentes do Estado. O município fica atrás apenas de Petrópolis e Teresópolis. Mesma posição ocupa nos crimes contra jovens. Já em violência contra crianças e adolescentes, Nova Friburgo é o 19º mais violento do Estado. Na violência contra mulheres ocupa a 10ª posição. Nos crimes contra a pessoa idosa, o município está na 15ª posição. Nova Friburgo é o 2º com menos assassinatos, ficando atrás apenas de Petrópolis.

ISPCidades
A plataforma ISPCidades é uma ferramenta de análise baseada nos indicadores municipais, disponibilizada em um painel de visualização virtual aberto. O objetivo é criar dados mais acessíveis para os gestores municipais. Os dados são divididos em dois eixos: Espaço Público e Grupos Vulneráveis.

Reforma do quartel do 11º BPM
Por falar em segurança pública, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Nova Friburgo passará por reformas, assim como todos os batalhões do Estado, em um pacote orçado em quase R$ 140 milhões.
No 11º, as reformas devem abranger refeitório, alojamentos e telhados. De acordo com o cronograma traçado, as unidades históricas da corporação, cujas instalações são mais antigas, serão as primeiras contempladas. Não há previsão do início das obras em Nova Friburgo.

Raios e trovões
Nova Friburgo é uma das cidades mais seguras quanto a descargas para o solo (raios) do Brasil que é líder mundial em incidência de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil tem mais de 75 milhões de descargas para o solo a cada ano. Nova Friburgo tem uma média de oito mil raios (nuvem-solo). É a 50ª colocação no Estado e a 2.859ª a nível nacional, com 3,63 raios por quilômetro quadrado² ao ano em densidade de raios. Neste verão, há previsão de tempestades de chuva e consequentemente de raios acima da média.

Fator poluição
Vem se averiguando um aumento substancial na incidência de raios, especialmente nos grandes centros urbanos do Brasil. Uma das causas desse efeito é a poluição e o desmatamento. No Estado do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense é a região que apresenta as maiores incidências de raios, enquanto as regiões Serrana, Noroeste e Norte apresentam as menores. Mais do que os sustos provocados pelos raios, eles podem acertar pessoas, residências e redes elétrica, telefônica e de TV.

Reciclagem por produtos
O projeto Reciclotron da Universidade Federal Fluminense (UFF) ganhou um aplicativo em que o material eletrônico descartado poderá ser trocado por pontos que, ao serem  acumulados poderão ser trocados por produtos em diversos comércios parceiros. É preciso baixar o app (Android e iOS), fazer o cadastro e começar a receber os pontos diretamente no aplicativo.

Reciclotron
No site do projeto pode ser conferida a rede de parceiros. Todo material descartado é reutilizado em cursos de robótica e salas de informática. Para participar, basta levar os equipamentos até um ponto de coleta e registrá-los através de um formulário digital. O projeto Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental para difusão da cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema para o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital.

Definição de samba
O Alunos do Samba conhecerá seu samba para o próximo carnaval neste domingo, 12. A azul e branco de Conselheiro Paulino, que tem como enredo “Hakuna Matata: se existe problema há solução, se não há solução, não existe problema”, fará a final da sua concorrida disputa de samba a partir das 17h. Cinco composições disputam o posto. Vilage e Imperatriz já têm seus sambas definidos. A Unidos da Saudade não terá disputa, mas ainda não divulgou a data que revelará seu samba para 2022.

Um dia de homenagens
O Nova Friburgo Futebol Clube prestou homenagens em reunião extraordinária ocorrida na última quarta-feira, 8. Dois ex-jogadores foram contemplados com placas pela presidência do clube e pelo Conselho Deliberativo: o ex-goleiro Gabriel Domingos e Miguel Ruiz que na ocasião completou 98 anos de idade. Na noite de emoções também foi reverenciado o Esportes TV Zoom, programa televisivo que completou 20 anos na ocasião. O compositor do hino do Nova Friburgo Futebol Clube recebeu, Valcir Ferreira, além de placa, ganhou uma foto na galeria de troféus do clube.

 

Palavreando
“Geralmente, quem se vende de muito simples, bastante vaidoso é! Normalmente, quem planta moral demais, muito falso também é! Quem julga demais o faz, pois bem sabe que é réu. Mas a mentira se derrete por si só, enquanto causa graves danos ao subconsciente. Ainda que não à luz desses dias, ainda que demore, mas emerge”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.