O gosto pela leitura passa por um portal: o despertar

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Estimular a criança a ler é um grande desafio. A leitura exige o desenvolvimento de várias capacidades cognitivas e o de hábitos muitas vezes não prazerosos ao competir com inúmeras atividades lúdicas que atraem o interesse da criança. 

O gosto pela leitura passa por um portal: o despertar. É um portal que envolve lentamente o pequeno e o jovem leitor através do prazer de mergulhar em uma história, um mundo ficcional que, de diferentes formas, sobrevoa o real. É um portal que não se descortina através da consciência da importância da leitura para a formação do cidadão de amanhã, e sim, começa pela sedução que os enredos, ambientes e personagens criam para o leitor iniciante. Nesse momento de vida, ele ainda está começando a se dar conta do poder da leitura para transformá-lo e engrandecê-lo. Na verdade, é um interessado em viajar no mundo do faz-de-conta. Ele quer brincar e se divertir. E, por que não? A experiência lúdica da leitura é agradável e incita a imaginar e a brincar.

O grande desafio não está com a criança e o jovem, mas com as pessoas que possuem a pretensão de torná-los leitores. Que sejam familiares e amigos, profissionais, especialmente os professores e bibliotecários, e, até mesmo, artistas para estarem junto da criança. O primeiro passo a ser dado é a presença acolhedora e estimulante, a partir do entendimento de que a criança e o jovem precisam de liberdade e descontração para adentrarem no próprio imaginário. Deverão ser pessoas capazes em desencadear processos lúdicos e criativos que apresentem heróis, vilões, fadas, bruxos e super-heróis para que possam ser fantasiados, imitados e interpretados em suas brincadeiras, encenações e devaneios. São portais através dos quais os leitores iniciantes vão desenvolvendo o gosto pela leitura, como também apreendendo e compreendendo a realidade em que vivem. Haja vista que a literatura emerge das emoções e percepções do autor sobre a vida.

A leitura que traz suspense, enredos interessantes ao mundo do leitor em formação, mostrando personagens marcantes e significativos à vida dele, motiva a criança e o jovem a encontrar mais prazer na leitura do que em jogos eletrônicos, por exemplo. A leitura e a vida estão lado a lado, de modo que o livro possa espelhar o que o leitor está vivendo, sensibilizando-o, abraçando-o, divertindo-o.

As crianças e os jovens precisam ter oportunidades de leitura, de livros à sua disposição. Olhá-los, tomá-los nas mãos, folheá-los e escolhê-los têm valor fundamental na formação de leitores, o que é um desafio também aos governantes. Pensar, planejar em políticas de oferta de livros de literatura e realizá-las tem de ser um objetivo da atuação pública. 

Infelizmente, ainda há carência de livros por todos os cantos do país!

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.