A Voz dos Bairros: as reivindicações dos moradores do Cascatinha aos candidatos

Entrevistas semanais estão sendo veiculadas no site de A VOZ DA SERRA
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra

Neste período de campanha eleitoral, A VOZ DA SERRA reedita a seção “A Voz dos Bairros”, que por décadas mostrou em páginas do jornal os problemas e reivindicações das inúmeras localidades friburguenses. A seção tem agora uma nova abordagem, voltada exclusivamente para as eleições municipais. Semanalmente, nossas equipes têm percorrido bairros e distritos mais populosos de Nova Friburgo para saber dos moradores e comerciantes o que eles esperam dos novos gestores que serão escolhidos nas urnas em 15 de novembro. As entrevistas são gravadas em vídeo e veiculadas em nosso site www.avozdaserra.com.br sempre nos fins de semana.

A quarta localidade friburguense visitada foi o bairro Cascatinha, conhecido por muitos turistas pela tranquilidade e natureza exuberante, como o Parque Municipal Juarez Frotté. Um dos destaques turísticos do bairro, o parque possui aproximadamente cinco hectares de área (50 mil metros quadrados), e no verão suas cachoeiras costuma receber um grande número de pessoas. Entretanto, a infraestrutura do complexo é considerada insuficiente para atender à demanda, e os frequentadores reclamam da má conservação dos banheiros e da falta de limpeza. 

O bairro conta com mirantes, trilhas, cachoeiras e tem sua fauna e flora bem preservada. É um convite à contemplação e a passeios em meio a belíssimas paisagens. A expansão de Cascatinha e arredores trouxe, dentre outras consequências, o aumento na circulação de veículos, e algumas ruas estreitas, por exemplo, representam um perigo constante. 

Entre os entrevistados, percebe-se que as maiores preocupações dos moradores são: iluminação precária; falta de ônibus em alguns pontos; manutenção dos espaços públicos, em especial a pracinha Protházio Corrêa, no centro do bairro; falta de um posto de saúde; entre outros. 

“Ultimamente está horrível o nosso bairro. Precisamos da ajuda desses novos candidatos que serão eleitos, pois os antigos até agora não fizeram nada e nós não temos mais esperança neles. Que esses novos que vão entrar na prefeitura e na Câmara de Vereadores, olhem para o nosso bairro, que é turístico, e nós que possuímos comércios aqui, dependemos disso. Nossa pracinha está largada. É um espaço onde as crianças gostam de brincar. Pagamos nossos impostos e queremos retorno”, diz o comerciante José Geraldo, morador do bairro há 45 anos. 

“Nosso bairro está largado. É uma região turística e todas as ruas estão cheias de mato e com buracos. Um dos pontos turísticos da cidade, que é o Pico do Caledônia e as cachoeiras, estão todos abandonados e cheios de lixo. Tomara que nesse próximo mandato os novos prefeito e vereadores olhem para isso e tenham mais respeito com a gente. Nós pagamos nossos impostos em dia e a iluminação aqui está toda ‘largada’. Que eles possam olhar com mais carinho para a população. Nós, comerciantes, dependemos dos turistas, que trazem mais verbas para a cidade”, relata o empresário Gustavo Costa (foto), morador do bairro há 31 anos. 

“Eu queria que os eleitos coloquem mais ônibus aqui, pois já fizemos dois abaixo-assinados e até agora, nada. Há 38 anos que moro aqui e não tem ônibus, quando chove é horrível. A iluminação pública também está péssima, a rua fica uma escuridão terrível. E o pior é que pagamos R$ 16 todo mês de taxa de iluminação pública. Eu sou idosa e tenho até medo de sair de casa à noite, temo cair na rua, tropeçar nessas calçadas todas quebradas”, comenta a moradora Dinalva Debossan (foto). 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições