A VOZ DA SERRA fará sabatina com os candidatos a prefeito

A partir da semana que vem, jornal vai dedicar duas páginas da edição impressa para apresentação de propostas
quinta-feira, 01 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A grande quantidade de candidatos a prefeito de Nova Friburgo nas próximas eleições representa um desafio aos veículos de comunicação na medida em que torna muito mais difícil e complexa a missão jornalística de levantar e dividir informações que possam subsidiar, da maneira mais rica e isenta possível, o processo de formação de opinião da população.

Mas, por outro lado, a variedade de opções de escolha representa, também, uma rara oportunidade para que o eleitor possa se sentir representado de maneira mais significativa, caso encontre os meios necessários para conhecer a fundo os grupos ao redor de cada candidatura, e as propostas que defendem ou se comprometem a levar adiante.

Consciente a respeito de seu papel dentro deste esforço coletivo para que o aspecto mais positivo da situação que se apresenta possa prevalecer, A VOZ DA SERRA realizará, mais uma vez, uma extensa sabatina com os candidatos a prefeito. A partir da próxima terça-feira, 6, e seguindo até sexta-feira, 6 de novembro, duas páginas em 19 de nossas próximas edições serão reservadas para publicar as manifestações de todos os 16 candidatos sobre os seguintes temas, trabalhados um a cada dia: orçamento e crise; saúde pública; educação; funcionalismo público; posturas; mobilidade urbana; cultura; meio ambiente; turismo; urbanismo e prevenção da violência; acessibilidade; relações institucionais; transparência; assistência social; agricultura; grandes projetos; participação popular; prevenção de desastres e equipe de governo.

Dada a grande quantidade de chapas concorrentes, o espaço para cada resposta precisou ser limitado em relação a eleições anteriores. Desta vez cada candidato terá o limite de 1.200 caracteres (incluindo espaços) para listar os aspectos mais importantes de seu plano de governo em relação a cada um dos temas propostos pelo jornal e é importante frisar que qualquer resposta que ultrapasse este limite será cortada, mesmo que no meio de uma palavra, a fim de assegurar condições idênticas a todas as chapas.

Esta limitação chama atenção para a importância que algumas lições aprendidas ainda no ensino fundamental irão desempenhar para o desenrolar satisfatório deste período eleitoral. Por parte dos candidatos e suas equipes de comunicação, por exemplo, resta evidenciado que o poder de síntese será de suma importância. A fim de que venham a aproveitar da melhor forma os espaços que lhes serão reservados. Por exemplo, os candidatos não precisarão se preocupar com a elaboração de textos. Se preferirem, poderão simplesmente fazer uma breve introdução e listar suas propostas em tópicos detalhados.

Apesar desta limitação de espaço, os dados totais da sabatina impressionam e reforçam sua posição como principal canal de informação à disposição da população friburguense dedicado ao pleito eleitoral. A cada nova edição A VOZ DA SERRA irá publicar nada menos que 19.200 caracteres dedicados ao tema. Ao todo, serão 364.800 caracteres de informação oferecida aos leitores ao longo de um mês, quantitativo mais ou menos equivalente a um livro de 170 páginas.

Temos consciência de que se trata de um volume muito grande de informações, e que todo este esforço de nossa parte e das equipes de comunicação de cada chapa só terá efeito se encontrar, junto aos leitores, comprometimento de mesma natureza e intensidade. Não apenas para efetivamente reservar tempo para a leitura, mas sobretudo para que o faça de maneira criteriosa, dando a devida atenção à interpretação de texto, a fim de identificar e separar o que é poder de síntese do que é meramente reducionismo e apelação.

Mais do que isso, estas serão edições que o leitor faria bem em guardar consigo, por condensarem promessas de campanha que deverão ser cobradas nos anos seguintes junto ao grupo vencedor. A partir de hoje, 1º, a redação do jornal começará a fazer contatos com as assessorias a fim de estabelecer a rotina de trabalho, preferencialmente adotando prazos que nos permitam trabalhar com ao menos duas perguntas de frente, de modo a assegurar que nenhum questionamento fique sem ser respondido por qualquer grupo ao longo do caminho.

A todos os candidatos fica o convite para que aproveitem a oportunidade da maneira mais clara, sincera e responsável possível, focando em suas próprias propostas e sem fazer menção a candidaturas concorrentes. Respostas que façam ataques a adversários serão cortadas nestes trechos, e esperamos a compreensão de todos para que tal situação não se faça necessária.

E, aos leitores, fica o convite para que acompanhem a sabatina até o fim, guardem estas edições especiais, e não deixem de cobrar, no futuro, tudo que lhes tiver sido prometido publicamente. 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições