Visitação a unidades de conservação começa a ser retomada

Reabertura será de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
por Vinicius Gastin
Parques e unidades começam a reabrir gradualmente em todo o país
Parques e unidades começam a reabrir gradualmente em todo o país

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) determinou a reabertura das unidades de conservação federais para visitação pública, através de portaria publicada no Diário Oficial da União. As unidades estavam fechadas desde 22 de março, quando as atividades foram suspensas por tempo indeterminado, em função da pandemia do coronavírus.

De acordo com o documento, a reabertura será de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos estados e municípios em que se encontra localizada a unidade de conservação. Devem ser respeitadas as ações de prevenção e a retomada das atividades de turismo e atrativos naturais estabelecidos pelos estados e municípios. Para as unidades que detenham contrato de concessão de uso público, a volta da visitação deve ser pactuada entre o poder concedente e a concessionária.

As medidas se aplicam a todos os prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuam na unidade de conservação. Dentre as medidas de prevenção estão o uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes, limpeza e desinfecção frequentes dos ambientes de uso comum e manutenção do distanciamento mínimo de dois metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns.

Em Nova Friburgo, como A VOZ DA SERRA noticiou, recentemente o Parque Estadual dos Três Picos teve as trilhas liberadas, como parte do processo de reabertura gradual e segura, após meses fechado devido à pandemia. De acordo com a administração do parque, o uso de máscaras é obrigatório durante a permanência no local, assim como a manutenção de uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra.

O acesso às cachoeiras, centro de visitantes, banheiros, bebedouros e parques infantis permanecem suspensos, assim como as dependências do Camping Vale dos Deuses, Pico da Branca de Neve, Torres de Bonsucesso, Pedra dos Dois Bicos, Vale dos Frades e Pedra do Elefante e Pico do Caledônia.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra