Visibilidade trans: prefeitura promove eventos nesta terça e quarta

Dia tem o objetivo de trazer à tona as questões de transexuais no contexto das políticas públicas e garantia de direitos
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Visibilidade trans: prefeitura promove eventos nesta terça e quarta

Nesta terça-feira, 28, a Prefeitura de Nova Friburgo realiza, por meio do Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart, atividades pelo Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro, quarta-feira. A data, nacionalmente conhecida, tem o objetivo de visibilizar as questões das pessoas travestis, de homens e mulheres transexuais no contexto das políticas públicas e garantia de direitos. 

 A coordenadora do Centro LGBT, Silvia Furtado, ressalta que a importância desse momento está na celebração das conquistas, pela luta de existência e de respeito. “Ainda não é uma lei, mas é assegurado que essas pessoas não podem sofrer preconceito e que a LGBTfobia é crime. O nosso espaço é um disseminador dessa cultura, sempre pautada na educação e em valores para a vida. Para isso existe o Centro LGBT, para ser uma ponte para a cidadania. Muitos chegam aqui sem se sentir respeitados e não tem acesso a sua cidadania. É o mínimo poder ir ao posto de saúde, estar em uma sala de aula, são direitos básicos rompidos que não são mais aceitos”. 

Silvia relata que data foi escolhida para visibilizar as questões das pessoas travestis, de homens e mulheres transexuais no contexto das políticas públicas e garantia de direitos, dessa população que sofre transfobia em uma sociedade que precisa ser sensibilizada e informada para o respeito e entendimento da diversidade humana.

“Falar de respeito a existências de pessoas, pode parecer que estamos vivendo em um tempo de negligenciar a vida humana, e tudo mais é barbárie, e que reconhecer vidas em um corpo das pessoas travestis, transexuais, da mulher e homem trans, é sair da naturalização de uma cultura com uma extrema capacidade de aniquilamento dessas pessoas.  O grito de alerta da invisibilidade dessas pessoas já vem ecoando faz tempo.

Em 2004 quando um segmento da sociedade, se levantou para cobrar o seu direito de existir, e suas especificidades reconhecida e respeitada, a sociedade logo passou a prestar atenção nesse Ser, e a refletir, incorporando às suas demandas em uma perspectiva de políticas públicas.

Para garantir o respeito às pessoas travestis e transexuais, as instituições públicas teriam que enfrentar o preconceito e a discriminação dentro dos próprios setores dos serviços públicos, e lançaram várias campanhas visando atender essa população com dignidade. A campanha do “nome social” foi uma delas, de longo alcance, foi um sucesso em todo território nacional.

O 29 de janeiro Dia da Visibilidade Trans, é um dia de celebrações das conquistas, mas é também de profundas reflexões, tanto para a sociedade, que precisa pensar os seus valores para a vida, e respeito a diversidade humana, assim como as instituições públicas, avaliar se as políticas de inclusões, têm chegado à essa população quando acessadas, e se não, como podem ser melhoradas”, disse a coordenadora. 

Nesta última segunda, 27, foi realizada uma palestra sobre transexualidade pela equipe do Centro de Cidadania LGBT Serrana com parceria do Cadima Shopping, Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude e Superintendência de Políticas Públicas LGBT/RSH e Subsecretaria de Promoção Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, onde foi passadas as informações sobre direitos, adotados judicialmente e as formas de inclusão da população trans nos espaços públicos e privados, sensibilizando a sociedade em geral sobre a diversidade humanos e o tratamento respeitoso a população Trans.

 Programação

28/01: Encontro Regional da Visibilidade Trans 2020 das 14h às 17h no Centro de Cidadania LGBT Serrana Hanna Suzart, Av. Alberto Braune, 223 - Centro

29/01: Semana de Visibilidade Trans 2020 do Programa Estadual Rio Sem Homofobia às 14h no Biblioteca Parque, Av. Pres. Vargas, 1.216 – Centro – RJ (Capital) 

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: