O Parque Estadual de Três Picos receberá neste sábado, 8, uma nova estação meteorológica, que será instalada no Vale dos Deuses. Doado pela metalúrgica Stam para o Instituto Friburgo Solidário, o equipamento tem o intuito de auxiliar na identificação de aproximações de chuvas volumosas e também promover o turismo no município. A estação foi registrada no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e está credenciada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ).
“Neste sábado, 8, estamos dando mais um passo em nossa história de responsabilidade socioambiental. Mais uma estação meteorológica será instalada em nossa região, dessa vez no deslumbrante Vale dos Deuses, no Parque Estadual dos Três Picos.
As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para monitorar as condições meteorológicas. A observação de superfície, realizada nesses equipamentos, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas, que caracterizam o estado do tempo.
Além de auxiliar na identificação de aproximações de chuvas volumosas, as estações também promovem o turismo em Nova Friburgo e em toda a região, registrando as baixas temperaturas do outono e inverno que caracterizam a alta temporada de turismo no município.
O equipamento doado pela Stam para o Instituto Friburgo Solidário está registrado no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e credenciado pelo Cemaden. Cuidar do meio ambiente é fazer as melhores escolhas”, destaca o post divulgado nas redes sociais da metalúrgica friburguense.
Inúmeros benefícios
Além de auxiliar as autoridades públicas – através de alertas – nas aproximações de chuvas volumosas na primavera/verão na Região Serrana, as estações contribuem também para incrementar o turismo, aferindo as baixas temperaturas no outono/inverno. Desde 2011 Nova Friburgo não tinha estações meteorológicas. Agora, com essas estações, essa captação de dados será muito importante para a prevenção de desastres e para o estudo de pesquisadores da área.
Deixe o seu comentário