Vai confraternizar? Confira dicas para se proteger da Covid

Cuidados essenciais devem ser tomados antes de ir às festas para evitar a infecção pelo coronavírus neste fim de ano
sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Mais uma vez, o aumento do número de diagnósticos positivos de Covid-19 preocupa o brasileiro em tempo de festas e comemorações. Nas últimas semanas, a quantidade de pacientes infectados com o coronavírus subiu e deixou a população em alerta às vésperas das confraternizações de trabalho e amigos, e das reuniões familiares de Natal e Réveillon.

Embora seja um momento de alerta, alguns especialistas em epidemiologia avaliam que os encontros não precisam ser cancelados. Com alguns cuidados e ajustes no formato das festas, é possível ter mais segurança.

Vacinação em dia

A vacinação contra a Covid-19 continua a ser a principal estratégia para evitar que a doença evolua para um quadro mais grave ou leve à morte. Ela é fundamental neste momento de maior circulação de pessoas e, consequentemente, do vírus.

Estudos feitos pelas farmacêuticas desenvolvedoras dos imunizantes e por governos internacionais mostram que a taxa de proteção dos anticorpos neutralizantes induzidos pelas vacinas caem no intervalo de quatro a seis meses após a última injeção.

Escolha do local

Dê preferência por locais amplos e bem ventilados e evite os que favorecem a aglomeração de pessoas. Caso o encontro seja realizado em casa, opte pela área externa ou mantenha o ambiente arejado para que o vírus não fique suspenso no ar.

Uso de máscara

Com o aumento de casos de Covid em todo o país, especialistas em epidemiologia voltaram a reforçar a necessidade de a população usar máscara em locais públicos e pouco ventilados. A ferramenta é indicada para proteção individual e coletiva, uma vez que evita a infecção e a transmissão do vírus.

Evite se estiver com sintomas

Mesmo sintomas leves de vias aéreas superiores, como tosse, garganta arranhando ou coriza, merecem atenção e devem ser investigados antes de ir a uma festa de confraternização, já que há risco de transmissão da doença.

Pessoais mais vulneráveis ou com o calendário de vacinação desatualizado podem evoluir para as formas mais graves da doença caso tenham contato com o vírus. O autoteste de Covid-19 deve ser feito a partir do terceiro dia de sintomas. (Com informações do site Metrópoles)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: