Vacinação contra sarampo no Ônibus da Saúde teve grande adesão

A fila para vacinar permaneceu longa durante os dois dias da ação especial na Praça Dermeval Barbosa Moreira
sábado, 14 de março de 2020
por Thiago Lima*
A fila para vacinar permaneceu longa durante os dois dias da ação (Fotos: Henrique Pinheiro)
A fila para vacinar permaneceu longa durante os dois dias da ação (Fotos: Henrique Pinheiro)

Os friburguenses tiveram mais uma oportunidade de se imunizar contra o sarampo que já tem 17 casos confirmados no município. Na última quinta-feira, 12 e na sexta-feira, 13, esteve baseado na Praça Dermeval Barbosa Moreira o Ônibus da Saúde, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que ofereceu doses da vacina contra a doença. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local nos dois dias de vacinação e constatou uma grande adesão da população - já que as filas estavam bem grandes, mesmo com o atendimento relativamente rápido. 

Na quinta-feira, 12, o horário de término estava previsto às 20h, porém, devido ao grande número de pessoas, um dos integrantes da equipe de vacinação relatou que as vacinas foram aplicadas até a meia-noite. Na sexta-feira, 13, por volta das 10h15, a primeira pessoa que estava na fila para ser vacinada disse ter chegado à praçal às 8h20 - logo, a espera pela manhã era de aproximadamente duas horas em média. A vacinação no Ônibus da Saúde é uma iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. 

A SES informou que já foram imunizadas no Estado do Rio desde o início da campanha de vacinação contra o sarampo um milhão de pessoas, o que representa apenas um terço da meta de três milhões de fluminenses. Em campanha contra a doença desde 13 de janeiro, a SES tem mobilizado os 92 municípios do Estado para convocar a população a se vacinar e já promoveu dois Dias D – o último, no sábado passado, 7, priorizando crianças a partir de seis meses, jovens e adultos até 59 anos. A campanha nacional de vacinação terminou nesta sexta-feira, 13, mas as doses continuarão sendo disponibilizadas nos postos de saúde, das 9h às 16h, seguindo o calendário de rotina de vacinação. 

Casos confirmados 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo divulgou na última quarta-feira, 11, os números atualizados dos casos de sarampo. O bairro Catarcione é o que reúne mais casos até o momento: três. Os registros compreendem o período de janeiro até o último dia 10. Ainda de acordo com o novo boletim, Friburgo tem 74 casos suspeitos, sendo 17 confirmados, três descartados e 54 em investigação epidemiológica e/ou laboratorial.

Casos por bairros: Bela Vista, 2; Cascatinha, 1; Centro, 2; Catarcione, 3; Cônego, 2; Conselheiro Paulino, 1; Cordoeira, 1; Jardim Ouro Preto, 1; Olaria, 1; São Geraldo, 1; Varginha, 2. Casos confirmados por faixa etária: De 10 a 19 anos, 2; de 20 a 29 anos, 9; de 30 a 39 anos, 5; de 40 a 49 anos, 1. Casos confirmados por sexo: Masculino, 10; Feminino, 7.

A doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Ela pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A vacina deve ser aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

*Estagiário sob supervisão de Henrique Amorim

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: sarampo | saúde | vacina