A campanha de vacinação contra a gripe, anunciada pelo Ministério da Saúde para ser iniciada em todo o Brasil no próximo dia 7 de abril, será antecipada no Estado do Rio de Janeiro para a próxima quarta-feira, 2, graças à chegada da primeira remessa de 492 mil doses do imunizante contra o vírus Influenza, causador da gripe. A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) informou que já está distribuindo os lotes para os 92 municípios fluminenses que deverão elaborar suas estratégias.
Em Nova Friburgo, a prefeitura informou nesta sexta-feira, 28, que, no município, o início da campanha continua previsto para 7 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda a chegada dos imunizantes, insumos e capacitação das equipes.” Vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas salas de vacina dos postos de saúde do Suspiro, Olaria, Cordoeira, São Geraldo e Conselheiro Paulino.
No Estado do Rio de Janeiro, mais de sete milhões de pessoas poderão receber o imunizante que protege contra três tipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacina é atualizada a cada campanha, para trazer as cepas dos vírus que devem circular com mais frequência no próximo inverno. Por isso, é necessário tomá-la todo ano, para que a eficácia continue alta.
Vacinação
Para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses para a Região Norte. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhões, e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do calendário nacional de vacinação, que inclui crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público-alvo em cerca de 50 milhões de pessoas.
Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade.
- Gestantes
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Puérperas até 45 dias após o parto
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da Saúde
- Professores do ensino Básico e superior
- Forças de Segurança/Salvamento/Armadas
- Pessoas com Deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade
- Pessoas com doenças crônicas.
Deixe o seu comentário