Vacinação contra dengue para crianças e jovens de 10 a 14 anos

Mutirão acontecerá neste sábado em cinco postos de saúde
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo promove neste sábado, 8, das 9h às 15h, um mutirão de vacinação contra a dengue. A campanha será exclusiva para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O mutirão acontecerá nos postos de saúde Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Serão aplicadas doses da vacina Q-denga, do laboratório japonês Takeda.  

Com o verão e o calor, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se multiplica mais rápido. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta, no mês passado, sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue em todo o país. O imunizante está disponível para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil municípios nos quais a doença é mais frequente. Apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi aplicada até agora.

De acordo com o ministério, de 2024 até o último dia 20 de janeiro, foram distribuídas 6.370.966 doses. A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indica que 3.205.625 foram aplicadas até o momento. Em 2024, o Brasil teve registro recorde de dengue: 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes. Estão ainda em investigação 761 óbitos. Os dados fazem parte do painel de monitoramento do Ministério da Saúde e traz informações até 28 de dezembro de 2024. Somente este ano o Brasil já soma 101.485 casos prováveis e 15 mortes confirmadas por dengue.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: