No final de junho, a Caixa Econômica Federal criou o aplicativo Caixa Tem com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o auxílio emergencial, benefícios e programas sociais de transferência de renda do Governo Federal, além de informações ao trabalhador como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e seguro-desemprego.
Além disso, com esse aplicativo, também é possível fazer compras na internet utilizando o cartão de débito virtual, gerado gratuitamente no próprio app e, também, compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial. Quem tem conta na Caixa pode ainda consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia. Os cidadãos que optaram por receber o auxílio emergencial em conta na Caixa terão acesso a essa funcionalidade.
Desde que começou a funcionar, diversos usuários relataram dificuldades para utilizar o aplicativo. A Caixa informou que realizou melhorias recentemente, mas os problemas persistiram. São inúmeras reclamações em diversas plataformas, como na próprio espaço destinado a opiniões, no aplicativo, de clientes relatando inconsistências no sistema e o "sumiço" do auxílio emergencial e do FGTS emergencial das contas. Nas redes sociais, usuários usam as hashtags #CaixaNãoTem e #CaixaTemNãoFunciona para denunciar o problema.
Na última terça-feira, 14, o banco liberou as opções de saque e transferência do auxílio emergencial de R$ 600 a 1,3 milhão de trabalhadores — a Caixa permite primeiro a consulta do saldo do FGTS e auxílio emergencial, e só depois libera efetivamente o saque. E admitiu que, por causa do pico de acessos, o aplicativo ficou instável. Quanto ao "sumiço" do dinheiro, a assessoria informou que enviou a demanda para a área técnica.
“Minha terceira parcela caiu na conta digital no último dia 1º. Entrei novamente e os meus R$ 600 sumiram. Apareceu R$ 0 no saldo. Olhei o extrato e aparecia a mensagem o ‘Deb - 600,00 no dia 13’. Eu não usei e nem retirei esse dinheiro. O que fazer?”, disse o perfil Bella & Marcos no Twitter.
Com muita ironia, Jakeline Lages avaliou o aplicativo com cinco estrelas e seu comentário acabou viralizando, sendo compartilhados milhares de vezes: “É imensamente inexplicável a experiência de navegação neste aplicativo. Dei cinco estrelas pela incrível genialidade de conseguirem fazer com que esse app nos trouxesse a mesma sensação de uma agência física, um tempo enorme aguardando em uma fila, e quando finalmente chega a sua vez, não tem sistema, ou falta algum dado, ou nos encaminham para outro setor (no caso, um telefone, onde nunca tem atendente disponível) e temos que voltar um outro dia. Parabéns pela “competência”, ironizou.
César Santos, via Twitter, também foi outro usuário que mostrou insatisfação. “Parabéns para a Caixa que além de fazer um calendário desumano do auxílio emergencial, fez também um app que não serve para nada. Para entrar no app tem que pegar uma fila de mais de uma hora e, quando entra, não mostra o saldo e nem faz pagamento de boletos”, reclamou.
Eliene Medeiros avaliou o aplicativo em apenas uma estrela. Ela não poupou críticas após utilizar o app e não conseguir realizar as operações. “Quando consegui abrir o aplicativo, ele simplesmente fechou. Após entrar, veio a informação de que o sistema só funcionava às 11h, sendo que eu já havia ultrapassado o horário definido. A seguir, não se consegue ler o número do boleto que foi copiado e colado. Ou seja, é um aplicativo para não ser usado. Uma pena que em uma situação como essa, a empresa não soluciona nada”, reclamou.
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