Auxilio Emergencial: Câmara dos Deputados proíbe penhora ou bloqueio

Exceção é o comprometimento de 50% do benefício para o pagamento de pensão alimentícia
quinta-feira, 16 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana, em votação simbólica, o projeto de lei que proíbe o bloqueio do auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo Governo Federal aos trabalhadores informais e quem está impossibilitado de trabalhar devido à pandemia do coronavírus enquanto perdurar o estado de calamidade pública no país. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Valor Econômico.

Segundo o texto aprovado pelos deputados federais, o auxílio emergencial “não será passível de penhora ou bloqueio, inclusive judicial ou bancário, visando o pagamento de dívidas ou de prestações”. A única exceção será a pensão alimentícia, quando será permitida a penhora no limite de 50% do valor recebido. A regra valerá, a princípio, até 31 de dezembro de 2020, mas poderá ser prorrogada, caso o Congresso Nacional autorize o prolongamento do estado de calamidade pública.

Embora o texto principal tenha sido aprovado por unanimidade, houve divergências na votação porque deputados do PT e do PSB tentaram aprovar emendas para prorrogar o auxílio emergencial até o fim do ano – o Governo Federal autorizou, por decreto, o pagamento de mais duas parcelas (a data exata dependerá de quando o beneficiário começou a receber).

O deputado federal Áureo Ribeiro (Partido Solidariedade-RJ) inadmitiu as emendas e a oposição recorreu, mas a maioria dos partidos argumentou que esse não era o momento de tratar da prorrogação e votou contra. As emendas acabaram inadmitidas por 309 votos a 123.

 

LEIA MAIS

Com relação à utilização do dinheiro, o professor diz que os R$ 600 do auxílio emergencial têm sido utilizado de forma bem fragmentada

Comentários ironizam “reprodução fiel” de experiências difíceis em uma agência bancária

Medida beneficia nascidos entre julho e dezembro, habilitados a sacar nesta segunda e terça-feiras

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra