Usuários reclamam de falta de acessibilidade nas obras da Estação Livre

Prefeitura diz que ainda faltam intervenções como construção de traffic calming, nova parada e inversão de mão
quarta-feira, 24 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A altura do degrau na Estação (Fotos: Fernando Moreira)
A altura do degrau na Estação (Fotos: Fernando Moreira)

Reaberto ao público desde a última sexta-feira, 19, o lado Sul da Estação Livre, a antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas, não é a única intervenção que faltava para finalizar a obra no terminal. Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o espaço será fechado com esquadrias para dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. No entanto, a população aponta outras necessidades mais urgentes, como a construção de uma rampa de acesso ao terminal rodoviário na Rua Francisco Miele.

Usuários dos ônibus urbanos entraram em contato com o jornal para denunciar que, com o término da obra para instalação da cobertura e remodelação das plataformas, idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida que acessam a Estação Livre pelas ruas Sete de Setembro e Francisco Miele ficam “ilhados” e precisam dar a volta até o outro lado da Estação Livre, ao lado do parquinho infantil da Praça Getúlio Vargas.

Isso porque, o meio-fio construído ao longo de toda a Rua Francisco Miele é da mesma altura das plataformas para embarque e desembarque de passageiros (tanto no lado Norte quanto do lado Sul). Elas foram feitas assim justamente para facilitar a entrada e saída dos usuários nos coletivos, no entanto, como não há rampa de acesso na lateral da Estação Livre, os usuários têm dificuldades para acessarem o terminal.

O que diz a prefeitura

Questionada sobre as demandas dos usuários, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que até a próxima sexta-feira, 26, será iniciada a instalação de um traffic calming (passagem elevada) na Rua Francisco Miele, bem como a colocação das esquadrias na Estação Livre. Ainda de acordo com a prefeitura, “o projeto para a Rua Francisco Miele conta ainda com parada para dois ônibus, retirada do estacionamento e inversão de mão, porém ainda sem data para início”.

O Governo Municipal reforça que o estacionamento de veículos paralelo à calçada da Estação Livre na Rua Francisco Miele está proibido e que a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) vai providenciar a sinalização adequada do trecho nos próximos dias.

Pode estacionar?

Com a reabertura do lado Sul da Estação Livre desde a última sexta-feira, 19, motoristas que trafegam pela Rua Galeano das Neves, na lateral do Friburgo Shopping , ficaram na dúvida se o estacionamento de veículos estaria novamente permitido no trecho ou se seguia proibido. As placas improvisadas indicando a proibição do estacionamento no local foram instaladas pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) quando as intervenções no lado Sul da Estação Livre foram iniciadas. Como o local ficou fechado devido às intervenções, o embarque e desembarque de passageiros passou a ser feito na Rua Galeano das Neves, o que impossibilitou o estacionamento do lado esquerdo da via.

No entanto, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, apesar de as placas que proíbem o estacionamento na via ainda não terem sido retiradas, o estacionamento no trecho será novamente liberado, como era antes da mudança. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra