Usuários denunciam precariedade na estrutura da UPA

Sanitários estão interditados e piso afundando. Prefeitura informa que já iniciou intervenções e banheiros químicos são disponibilizados
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A redação de A VOZ DA SERRA vem recebendo, através do WhatsApp (22) 9 9213 9995, diversas reclamações de usuários da Unidade Pronto Atendimento (UPA), do distrito de Conselheiro Paulino, sobre a precariedade da estrutura física da unidade de saúde. Segundo eles, as paredes metálicas da estrutura estão enferrujadas, o piso afundando e, por último, os sanitários masculino e feminino foram interditados, obrigando todo o público a ter que utilizar o banheiro exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs). 

Questionamos a ONG Viva Rio, responsável pela gestão da UPA de Nova Friburgo que, por sua vez, informou que a manutenção estrutural da unidade é de competência da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo. Em nota enviada à nossa redação na tarde desta quinta-feira, 14, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras já iniciou as intervenções estruturais necessárias na UPA.

Ainda de acordo com a nota, estão sendo realizados serviços para  reforço dos suportes metálicos e substituição de placas de compensado naval que compõem a estrutura da UPA, de modo a permitir a instalação de um novo piso vinílico. A Secretaria informou também que os sanitários da UPA foram interditados, justamente em razão das reformas que estão sendo realizadas, tendo sido manejado todo o público para o banheiro PCD existente, mais amplo. Segundo a nota, não foi reportada à prefeitura a existência de filas para sua utilização. 

“Ainda assim, cientificados pela Secretaria de Saúde na quarta-feira, 13, acerca da necessidade de disponibilizar banheiros químicos para melhor atendimento da demanda, a empresa terceirizada responsável pela obra de reforma foi contactada e, nesta quinta-feira, 14, disponibilizou quatro banheiros químicos, sendo três normais e um PCD já instalados na UPA”, finaliza a nota.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: